A data de 18 de maio, nesta quarta-feira, é considerada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Com isso, cidades da região terão eventos importantes durante este dia e no restante da semana.
Extrema
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Extrema realizará a campanha ‘Faça Bonito’ para conscientização sobre o tema, através de uma série de ações que acontecerão durante duas semanas do mês de maio, com início nesta segunda-feira (16).
A primeira ação da campanha foi um evento no Cine Teatro, que aconteceu na manhã de segunda-feira (16) e foi destinada a alunos do 7º ano de escolas de Extrema e autoridades municipais. No evento foi apresentada uma palestra da equipe técnica do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), além de uma roda de conversa entre a equipe, estudantes e autoridades. Em razão do limite de capacidade do Cine Teatro, o evento não foi aberto ao público geral.
Já na manhã desta quarta-feira (18/05), acontecerá a principal ação da campanha: a ‘Mobilização Faça Bonito’, que contará com uma série de atividades na Praça Coronel Simeão, no centro da cidade, abertas a todo o público.
A partir das 8h30, será realizada uma concentração na praça, onde será apresentada a temática da violência sexual aos alunos adolescentes da Escola Estadual Odete Valadares e também às autoridades locais; em seguida, o Projeto Auê da Secretaria de Assistência Social irá fazer uma apresentação musical para o público presente; e a última mobilização será uma volta na Praça Presidente Vargas para conscientização da população.
“Devido a essas ações, na quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social não poderá fazer atendimento ao público em suas unidades no período da manhã, retornando ao seu funcionamento normal a partir das 13h do mesmo dia”, afirmou a secretaria.
A terceira ação da campanha será uma capacitação sobre escuta especializada e depoimento especial, a ser realizada pela Secretaria de Assistência Social na FAEX, em Extrema, na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), destinada a um público intersetorial de profissionais que serão convidados pela Prefeitura de Extrema.
E, na semana de 23 a 27 de maio, finalizando as atividades da campanha ‘Faça Bonito’, as equipes técnicas da Assistência Municipal visitarão as escolas municipais para conscientizar os alunos.
“Lembre-se: é necessário garantir a crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento, de forma segura e protegida, livre da violência sexual. Para denunciar casos de violência sexual contra eles, ligue para o Conselho Tutelar de Extrema pelo número (35) 3435-2104, ou então para a Polícia Militar (190) ou através do Disque 100”, enfatizou a Prefeitura.
Jacutinga
Já a Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos CRAS e CREAS, irá realizar uma passeata nesta quarta-feira (18/05), às 9h, com saída da Prefeitura e percurso até a Praça Francisco Rubim.
Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Rodoviária Federal rotineiramente desenvolve ações de monitoramento fiscalização nos postos de gasolina e em lugares suspeitos ao longo da BR-381, a Fernão Dias, o que será intensificado nesta quarta-feira (18/05).
Além disso, segundo dados da PRF, na circunscrição da Delegacia PRF de Pouso Alegre não há nenhuma situação suspeita e também não há registro deste tipo de ocorrência neste ano.
Sobre o 18 de maio
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. A semana do 18 de maio conta com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País.
A ideia desse dia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.