A previsão de queda brusca na temperatura mínima para o Sul de Minas entre a terça e a madrugada desta quarta-feira (18/05) foi confirmada. No entanto, mesmo com o frio de ‘cortar a pele’, não houve grandes formações de geadas, como previsto. Os ventos fortes e a presença de nuvens impediram o surgimento das camadas de gelo.
As condições climáticas também contribuíram para que a temperatura não descesse ao limite esperado de até -1ºC em locais da Serra da Mantiqueira. A mínima registrada nas estações do Inmet no Sul de Minas foi de 3.4°C em Maria da Fé. Até às 09h da manhã, os dados da estação de Monte Verde, distrito de Camanducaia, não tinham sido transmitidos à central.
Em Pouso Alegre a mínima registrada na madrugada ficou em torno dos 4°C. Logo no início da manhã, moradores que tiveram que sair para o trabalho tentavam se agasalhar ao máximo para se proteger do frio e do vento, que trazia a sensação de ainda mais frio.
VEJA REPORTAGEM EM VÍDEO
Bairro do Charco
O bairro do Charco, zona rural de Delfim Moreira, é um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. No local está instalada uma estação meteorológica profissional que fica sob supervisão da prefeitura. Na manhã desta quarta, o equipamento registrou temperatura mínima de -2°C.
Na vegetação ao lado da estação houve a formação de pequenos cristais de gelo. Uma geada bem fraca se comparado com outras registradas no ano passado em que até córregos daquela área congelaram.
Frio continua
De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, as condições climáticas se mantêm estáveis nos próximos dias e, para a madrugada de quinta-feira (19/05), há maior possibilidade de geada em vários locais, com a mínima chegando até -1°C na Serra da Mantiqueira.
Ainda segundo o meteorologista, o frio mais intenso trazido pela massa de ar polar deve continuar na região até o próximo sábado (21/05). No domingo as temperaturas voltam a ter ligeira alta.