Região

Sul de Minas vai ter geada e temperaturas negativas nesta semana

Temperaturas abaixo de zero predominam na Serra da Mantiqueira, mas, queda brusca atinge toda a região

Nayara Andery / 16 maio 2022

Sul de Minas tem previsão de geada e temperaturas negativas.

O Sul de Minas está com atuação de uma massa de ar polar, que vai trazer temperaturas negativas e geada. Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que “teremos geada em praticamente toda a região Sul de Minas, com destaque na Serra da Mantiqueira”.

O tempo na região terá instabilidade devido à frente fria que avança sobre o estado. Essa mudança traz “tendência de tempo encoberto com ocorrências de chuva a qualquer hora, inclusive podemos ter chuvas localmente fortes no final da tarde e à noite principalmente. Chuvas essas que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento”, cita Azevedo.

Caldas, Delfim Moreira, Maria da Fé, Monte Verde e Poços de Caldas devem registrar -1ºC na próxima quarta-feira (18/05). As temperaturas na região já caíram, sendo que Pouso Alegre tem previsão de temperatura mínima de 8ºC para terça-feira (17/05) e cai para 2ºC no dia seguinte, com previsão de geada. “Temos aí condições de temperaturas até negativas, principalmente na Serra da Mantiqueira, previsão de formação de geada principalmente entre quarta e o próximo sábado. Isso porque o ar frio vai manter as temperaturas baixas durante os próximos dias, com temperatura variando de -1ºC e máxima na região não deve passar dos 22ºC.”

“Em Pouso Alegre  a tendência que temos é de condição de chuvas ao longo do dia, temperatura mínima de 14ºC, a máxima prevista de 27ºC e a umidade relativa do ar à tarde, de 40%. E a tendência para os próximos dias, já a partir de amanhã à noite é de um forte declínio das temperaturas em função do avanço de uma massa de ar frio polar sobre o Sul de Minas.”

O frio já tem predominado na região desde a última sexta-feira, mas, a intensidade aumenta deixando as temperaturas mais baixas. Segundo o Inmet, o alerta de perigo que prevalece em oito estados pode valer por até cinco dias. No Sudeste ele atinge Minas Gerais, São Paulo e uma pequena área do Rio de Janeiro.

Chuvas intensas na região

Chuvas intensas devem ser registradas no Sul de Minas, até esta segunda-feira (16/05). O alerta do Inmet considera que a chuva seja entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e que ventos intensos de até 60km/h podem ter atuação na região.

Os riscos serão de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. De acordo com o aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica. A orientação é que “em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.

Mais Lidas