DESTAQUE

Santa Rita do Sapucaí celebra 10 anos do ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ e lança nova marca turística

Em noite de comemorações, município celebrou 10 anos do movimento no Teatro do Inatel, com música, dança e apresentações tradicionais

Iago Almeida / 06 maio 2022

Em noite de comemorações, a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí lançou nesta quinta-feira (06/05) a nova marca turística da cidade. Também foi comemorado durante o evento no Teatro do Inatel, os 10 anos do movimento ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’.

A noite reuniu autoridades, empresários e a classe artística e turística da cidade, que conheceram os planos da Prefeitura Municipal e parceiros para a retomada das ações turísticas de forma presencial e os novos frutos do movimento. Confira todo evento, que foi transmitido pelas redes sociais, neste link.

De acordo com a Prefeitura, o turismo na cidade nunca alcançou sua plenitude, em comparação às cidades turísticas vizinhas, e foi variando ao longo das últimas décadas. Mas, tudo tem sido importante para o crescimento de Santa Rita, que agora vem se destacando não só regional ou estadual, mas nacional e internacionalmente.

“Mas podemos ser mais, somos mais! Temos inúmeras possibilidades de se fazer turismo o ano inteiro, não apenas em períodos de eventos. E vai além, o turismo pode ser um meio para a retomada econômica do município no pós-pandemia. Contudo, uma cidade só é turística se ela, antes de tudo, for turística para a própria comunidade”, afirma a Prefeitura nas redes sociais.

Além do prefeito Wander Wilson Chaves, estiveram presentes no evento e fizeram pronunciamentos o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro; a Subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Degislaine da Silva Souza; o Prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, e o Prefeito de Silvianópolis, Homero Brasil. Dalmo ainda entregou ao prefeito de SRS uma homenagem enviada pela Assembleia Legislativa, a seu pedido.

Embaixadora Honorífica do Turismo

O Conselho Municipal do Turismo criou no ano passado, o Programa Embaixador Honorífico do Turismo de Santa Rita do Sapucaí, com o propósito de fortalecer as ações da Política Municipal do Turismo e promover o desenvolvimento econômico e social do município.

E durante o evento, a bailarina Vitória Bueno Boche foi nomeada como Embaixadora Honorífica do Turismo de Santa Rita do Sapucaí pelo período de 1 ano, segundo a prefeitura, em reconhecimento ao exemplo de vida, resiliência, alegria e otimismo para todos.

Bailarina Vitória Bueno Boche foi nomeada como Embaixadora Honorífica do Turismo / Foto: Terra do Mandu

Desafios para o Turismo

De acordo com a Prefeitura Municipal, dois grandes desafios foram levantados: a estruturação da cidade para receber turistas e o desenvolvimento de uma cultura turística que abrace toda a comunidade. Com essas percepções identificadas por uma pesquisa de campo, a Prefeitura estruturou o trabalho da pasta de turismo em 4 eixos:

Infraestrutura – É a base para o desenvolvimento do turismo no município.
Projeto – É o corpo. São as ações que promovem o desenvolvimento.
Qualificação – Qualificação é a capacitação de todos: comunidade, comércio, servidores, etc. Todos precisam estar preparados e envolvidos para que o desenvolvimento do turismo aconteça.
Impacto – É medir o resultado positivo que queremos promover e controlar os impactos negativos que podem acontecer.

“Dentro de cada eixo existe uma estrutura de suporte em prol do desenvolvimento do turismo local. Tudo o que pensamos, todos os projetos, devem se encaixar dentro dessa estrutura. Se algo não se encaixa, é porque não é essencial pelo ponto de vista da Secretaria, portanto, não requer atenção no momento”, explicou o Executivo.

Subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais discursou no evento / Foto: Terra do Mandu

Turismo em Santa Rita do Sapucaí

Uma das regiões mais lindas de Minas Gerais está a Serra da Mantiqueira, que significa ‘gota de chuva’, pela sua importância como fonte de água potável e rios que abastecem diversas cidades. Um dos Rios é o Sapucaí, com 343 km de extensão, que dá nome à Santa Rita do Sapucaí. S

A cidade tem cerca de 43 mil habitantes e está localizada à 420 km de Belo Horizonte, 220 km de São Paulo e 380 km do Rio de Janeiro. SRS foi dividida em 5 rotas turísticas para guiar os visitantes aos atrativos, serviços e equipamentos:

Rota do Café 

Um dos principais atrativos da Rota do Café são as fazendas produtoras do produto, as cervejarias artesanais, alambiques e as cafeterias da cidade. Podem ser agendadas visitas com guias e o visitante ainda pode conhecer as origens da cidade.

Rota da Natureza

A natureza de Santa Rita do Sapucaí chama atenção, ainda mais em alguns pontos, como o Morro do Cruzeiro (no meio da cidade), passeios de barco no Rio Sapucaí, trilhas na Reserva Biológica Professora Doutora Mitzi Brandão, prática de voo livro na Serra do Paredão, pedras que proporcionam a prática de rapel e trilhas de cicloturismo.

Rota da Criatividade

Dedicada para troca de culturas e experiências, a Rota da Criatividade leva o turista ao Museu Histórico Delfim Moreira e ao Mercado Municipal, além das principais festividades. O visitante ainda pode conhecer o Núcleo de Empreendedorismo e Economia Criativa (NEEC) e apreciar a arte urbana espalhada pela cidade, inclusive a Galeria Aberta de Arte Urbana.

Rota da Fé

Sendo o Santuário de Santa Rita de Cássia o principal atrativo, a Rota da Fé ainda leva os turistas à conhecerem a urna com a réplica da Santa, a imagem de Santa Rita levada de Portugal na época da fundação da cidade, além de grutas e capelas.

O Cemitério Municipal também é um ponto turístico, pois é lá que está sepultado o ex-presidente da República, Delfim Moreira, além de Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira), Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita) e outras personalidades. O cemitério ainda conta com exuberantes esculturas sacras e uma linda vista da cidade.

Rota da Tecnologia

Conhecida como o Vale da Eletrônica, Santa Rita do Sapucaí foi berço da 1ª Escola Técnica de Eletrônica da América Latina, da 1ª Instituição a implementar o curso de Engenharia de Telecomunicações no Brasil, da 1ª instituição a oferecer curso de Administração e Processamento de Dados no Sul de Minas e a 1ª escola municipal bilíngue do Estado de Minas Gerais.

O visitante pode conhecer as instituições de ensino da cidade: ETE, Inatel, FAI e a Escola Parque – Marileia Freitas Moreira Pinto. A cidade ainda é certificada como Parque Tecnológico Aberto, o 6° de Minas Gerais. Assim, visitas são sugeridas ao Sindvel e Incubadora Municipal de Empresas.

Mais Lidas