Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Helicóptero Arcanjo completa 6 anos com mais de mil atendimentos no Sul de Minas

Foto: Cissul Samu

Em seis anos de operação, completados neste dia 28 de abril, o helicóptero Arcanjo já realizou 1206 atendimentos em todo o Sul de Minas Gerais. A aeronave começou a atender após uma parceria entre o Cissul Samu e a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, em Varginha (MG), juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde.

O Suporte Aéreo Avançado de Vida, como é o nome oficial, realiza atendimentos pré-hospitalares em casos de urgências e emergências e atua na logística de captação de órgãos na região do Sul de Minas.

De acordo com dados do Samu, nestes seis anos de funcionamento, foram 239 atendimentos na regional de Pouso Alegre, 646 na regional de Varginha e 321 nas regionais de Alfenas e Passos. Só em 2021 foram 183 atendimentos.

Lembrando que a primeira ocorrência com transporte de vítima aconteceu oito dias depois da implantação, com o transporte de uma pessoa de Lambari para Varginha, no dia 6 de maio de 2016. Segundo o Cissul Samu, a aeronave atende 152 cidades que fazem parte do consórcio, com uma população estimada de 2,6 milhões de pessoas.

Cada equipe de atendimento é composta pelo piloto, que é um capitão do Corpo de Bombeiros, o tripulante, que também é do Corpo de Bombeiros, e a equipe do Samu, sempre formada por um médico e um enfermeiro.

Foto: Cissul Samu