Economia

Passos vence a disputa e receberá nova fábrica da Heineken em MG

Cerca de 300 municípios mineiros estavam na briga pelo investimento de R$ 2 bilhões, incluindo Santa Rita do Sapucaí

Iago Almeida / 27 abril 2022

Governador e representantes da empresa em Passos-MG / Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Depois de muita disputa e suspense, a cervejaria Heineken anunciou o destino da nova fábrica que será instalada em Minas Gerais. E a cidade escolhida foi Passos, no sul do estado. O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira (27/04).

Dezenas de cidades do estado estavam na expectativa de receber e nova unidade, que receberá investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão, vai gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. A Prefeitura Municipal de Santa Rira do Sapucaí, inclusive, foi uma delas, que chegou a contatar representantes da multinacional e produziu um vídeo para chamar a atenção do grupo.

Cerca de 300 municípios se inscreveram para receberem a cervejaria. Três cidades foram selecionadas como “finalistas”: Passos, Uberaba e Uberlândia. Após nova rodada de análise de cada uma das finalistas, a empresa optou por se instalar em Passos.

Representantes da empresa afirmaram que a escolha de Passos para a nova sede se deve à disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico e facilidade logística para o abastecimento do estado e da região Sudeste.

Disponibilidade hídrica foi um dos diferenciais para a empresa decidir se instalar em Passos / Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O início das operações da 15ª unidade do grupo no Brasil está previsto para 2025, com a produção das marcas puro malte Heineken e Amstel e capacidade produtiva anual de mais de 5 milhões de hectolitros. A fábrica será a unidade mais sustentável da companhia no país, sendo 100% abastecida por fontes de energia renovável.

Durante pronunciamento nesta quarta-feira, o governador Romeu Zema explicou que o anúncio é fruto de um trabalho iniciado há 40 meses com avanços em diversas áreas, como na educação, saúde, segurança pública, simplificação de processos e atração de investimentos.

“Tenho certeza que o presidente da Heineken não quer investir em um estado sem mão de obra capacitada e sem segurança jurídica. O que fizemos neste período foi criar condições de avançar nesse ambiente propício ao desenvolvimento, atração de investimentos e geração de empregos”, afirmou.

Inicialmente, a fábrica seria implantada em Pedro Leopoldo, conforme anunciado pela companhia no final de 2020. Após enfrentar embargos, já que o terreno que abrigaria a unidade fica próximo às cavidades da Lapa Vermelha, área onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, a Heineken desistiu da instalação da fábrica no município.

O governador chegou a dizer que toda a equipe do governo esteve envolvida para garantir a permanência da empresa em Minas Gerais. “Deixei claro que o Estado faria de tudo que estivesse ao alcance para que a cervejaria se instalasse em Minas”, afirmou.

“Desde o início a Heineken sempre acreditou que o estado de Minas merecia e merece uma cervejaria do porte da Heineken. Tivemos um apoio muito grande do governo. Gestão pública é extremamente importante. Às vezes, a gente minimiza a importância do poder público na geração de empregos e na atração da iniciativa privada, mas eu represento a iniciativa privada e posso dizer para vocês da seriedade com que esse processo foi conduzido”, revelou o CEO Heineken Brasil, Maurício Giamellaro.

Área de instalação da nova fábrica da Heineken no município de Passos / Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Heineken no Brasil

A Heineken já possui 14 fábricas e 25 Centros de Distribuições no país, com a geração de mais de 13 mil empregos diretos. A empresa fabrica e comercializa as marcas Heineken, Sol, Kaiser, Bavária, Lagonitas, Bavaria Premium, Bavária 0,0%, Xingu, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Cintra e Glacial.

Em junho de 2017, a Heineken adquiriu a empresa Brasil Kirin, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas, com aproximadamente 20% do mercado.

Área de instalação da nova fábrica da Heineken no município de Passos / Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Mais Lidas