Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Tradicional Caminhada ao Cristo será realizada nesta Sexta-feira da Paixão em Pouso Alegre

Caminhada realizada em 2019 / Foto: Terra do Mandu

Depois de dois anos sem a tradicional Caminhada ao Cristo de Pouso Alegre, fiéis da Paróquia São João Batista irão se reunir nesta Sexta-feira Santa (15/04) para uma manhã de fé e oração com uma caminhada de 10km até o monumento.

A saída acontece às 5h desta sexta-feira de frente à Matriz São João, que fica na Avenida Uberlândia, 374, no bairro São João. A paróquia pede para que os peregrinos levem lanche e água; em anos anteriores a paróquia também servia lanches, mas, este ano não será oferecido, segundo a secretaria paroquial.

Pelo caminho, uma multidão, entre homens, mulheres, crianças e jovens, farão a oração da Via Sacra, um dos mais belos modos de se fazer a meditação sobre a Paixão de Jesus Cristo. A caminhada será conduzida pelo padre Edson Aparecido da Silva, pároco da matriz de São João. As estações foram instaladas

Esse será a oitava caminhada ao Cristo. E quem subiu todo o percurso nos anos anteriores, afirma que ainda é pouco, diante do que Jesus Cristo passou por todos. Ao final da caminhada, padre Edson Aparecido dará a bênção aos peregrinos.

Cristo foi revitalizado e ganhou nova cara em 2021 / Foto: Terra do Mandu.

Trilha sinalizada

Vale destacar que um grupo de voluntários colocou placas de sinalização para orientar os visitantes na trilha e nas estações da via sacra, que serão utilizadas pela primeira vez em 2022, uma vez que a instalação aconteceu em 2020, quando a pandemia se iniciou.

Estátua do Cristo

O Cristo Redentor de Pouso Alegre foi reaberto ao público em dezembro de 2021, depois que o ponto turístico passou por revitalização. A obra durou 60 dias. Inaugurado em dezembro de 2000, a estátua é o terceiro maior Cristo do Brasil. O monumento está há cerca de 1,2 mil metros de altitude, no Morro do Cristo.

Com a restauração, o que estava abandonado deu espaço a uma imagem completa, restaurada e com a cor branca vívida, além do amarelo que agora é parte da base do cenário. Um dos pontos de destaque no ambiente são imagens que retratam passagens bíblicas e agora estão destacadas no muro voltado para o Cristo.

O caminho passa por estrada de terra, em partes calçada, mas, toda dentro de área de Mata Atlântica. A região está numa área de preservação ambiental. Ao chegar ao topo, é possível ver do mirante a cidade de Pouso Alegre. O local faz divisa com a área que pertence ao Exército. A vista lá de cima impressiona.

Confira a matéria sobre a revitalização do Cristo, realizada em 2021 pelo Terra do Mandu: