Região

Moradores de Borda da Mata reclamam de falta e coloração de água

Em vídeos enviados ao Terra do Mandu, população mostra água com coloração turva no distrito Sertãozinho; Secretária de Obras explica situação

Iago Almeida / 14 abril 2022

Fotos enviadas por moradores / Reprodução

Alguns moradores do distrito Sertãozinho, em Borda da Mata, enviaram vídeos ao Terra do Mandu, reclamando da constante falta de água na região. Além disso, a situação se agravou com as chuvas que caíram no distrito nesta quarta-feira (13/04), que acabou fazendo com que a água chegasse nas torneiras das residências com coloração turva.

“Estamos com problema na água essa semana e quando ela vem vem muito suja nem pra consumo serve. Nem na escola está tendo água pra consumo. Já não tem água pra mais nada e não mandam caminhão pipa, a gente tem que se virar e comprar água pra tomar”, reclamou uma moradora.

A escola citada pela moradora é a Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda; com a situação, a escola enviou um aviso aos pais dos alunos pedindo para que as crianças levem água para a escola.

“Devido a falta de abastecimento no distrito, pedimos que seu filho (a) traga para a escola duas garrafinhas: uma com água congelada (para ser consumida no decorrer do turno) e outra com água gelada”, escreveu a direção da escola.

O distrito do Sertãozinho possui cerca de 2.500 habitantes e é abastecido por dois poços artesianos. Porém, nem a água dos poços tem sido suficiente para suprir a demanda.

Alunos da escola do distrito tiveram que levar garrafas de água para as aulas / Foto: Divulgação

O que diz a secretaria?

De acordo com a Secretaria de Obras da cidade, Rita De Cassia Padua Carvalho, a prefeitura trabalhou rapidamente, em contato com a Cemig e a empresa que presta manutenção no local, para que o reabastecimento fosse o mais rápido possível.

“Na segunda-feira, o posto parou de funcionar, nós acionamos a empresa que nos dá manutenção e como era um problema recorrente, a empresa achou prudente primeiro vir já com material próprio para fazer a substituição de qualquer equipamento. O problema é que ela não estava com os canos próprios para fazer a substituição. Em decorrência disso, atrasou o atendimento de segunda-feira para terça, onde depois eles localizaram os canos e vieram para cá. Chegaram no local e começaram no serviço, mas o problema era a bomba. Então eles tiveram que acionar a empresa fornecedora do produto para trouxesse uma bomba para substituir”, contou.

“Feita a substituição, nós tivemos problema de religação da energia desse posto. A Cemig faz uma programação de desligar e religar, no mínimo de 3 dias. Como pediu para desligar na terça, somente seria religado hoje. Ontem, entretanto, às 18h foi realizada a manutenção, então foi religado o posto e reabastecido a caixa d’água. Porém, não foi suficiente para abastecimento de todas as casas”, completou.

Secretária explicou situação em vídeo, que será reproduzido no Mandu News desta quinta-feira (14/04), às 18h30 ao vivo pelo Facebook e Youtube / Foto: Prefeitura de Borda da Mata

Em seguida, a secretária pediu desculpas à população, além de chamar atenção ao uso excessivo de água por parte de alguns moradores, segundo ela. Rita De Cassia citou ainda que mais um transformador deverá ser instalado no distrito.

“A gente vem pedi desculpas aos moradores do distrito, pois é um fato que ocorreu, infelizmente, foge do nosso controle. A gente já vem procurando soluções, como a perfuração de outro posto que já foi feito, que infelizmente está nas dependências também da Cemig, porque é necessário mais um transformador no local para ligar. A gente sabe de todo transtorno que trouxe pro distrito e o que a gente pôde fazer para agilizar o atendimento adequado, a gente buscou junto à Cemig, junto à manutenção do posto”, afirmou.

“Lembrando também que a falta da água é em decorrência do uso excessivo por alguns moradores, que não acabam, neste momento, fazendo o uso consciente da água, sabendo que a gente está em momentos de manutenção e poderia reduzir o consumo excessivo, evitando o desperdício. Então a gente pede consciência aos moradores”, disse.

Só para constar, em nota, a Copasa afirmou que “o sistema de abastecimento de água da localidade de Sertãozinho, em Borda da Mata, não é operado pela companhia”, disse.



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