Cresce procura por ovos de Páscoa caseiros, em meio à inflação
Produto caseiro oferece melhor preço e diferenciais em formatos, sabores e espessura de casca
Nayara Andery / 14 abril 2022Produto caseiro oferece melhor preço e diferenciais em formatos, sabores e espessura de casca
Nayara Andery / 14 abril 2022Quem está em busca de ovos de Páscoa com certeza percebeu o quanto esses produtos encareceram em 2022. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março detectou inflação de 1,62%, a pior para o mês em 28 anos. Mesmo assim, 68% dos brasileiros pretendem comprar ovos de páscoa, aponta pesquisa da The Insiders. A pesquisa ouviu 5400 pessoas e 72% das pessoas devem comprar ovos de Páscoa pela internet e do total dos entrevistados, 56% querem os caseiros.
E ao comparar o preço nos supermercados e os feitos de forma artesanal, o produto caseiro feito por chocolatier tem saído mais barato. Um exemplo é em Pouso Alegre, onde um ovo simples de chocolate com 350g no supermercado chega em média por R$ 45, o mesmo tamanho do caseiro custa em média R$ 32.
Acertar na escolha do ovo é uma opinião pessoal. Segundo chocolatier’s consultados pelo Terra do Mandu, a diferença pode estar na marca ou tipo de chocolate usado para fazer o ovo. E a matéria-prima é um dos motivos que pode levar à diferença de preço entre produtos artesanais com o mesmo peso.
A variedade de sabores e a forma que o produto artesanal é feito levam a vendedora Giselle Barcelos Martins a preferir a opção feita por chocolatier, nos últimos anos. “A diferença desses ovos para os industrializados é bem grande. É como se fosse uma troca de carinho entre cliente e confeiteira. Você percebe a diferença entre o sabor, desde o preparo até a entrega, o carinho, a dedicação, sem contar os detalhes que mudam muito. Isso você não encontra em supermercado.”
Janaína dos Santos é atendente de lanchonete durante o dia. Quando ela sai da empresa, transforma a cozinha de casa em uma fábrica de ovos de Páscoa caseiros. Com a alta do preço desses produtos industrializados nos supermercados, cada vez mais pessoas buscam a alternativa artesanal. Mesmo com a correria do dia-a-dia, Janaína fala que vale a pena manter essa atividade que ela adquiriu há sete anos. O principal motivo é complementar a renda. “No começo era só para parentes e amigos mais próximos. Hoje os ovos já viraram parte do orçamento da família.”
A cada ano ela busca inovar ao criar formatos e sabores novos, tudo para agradar e atrair ainda mais clientes. “No começo, a gente só fazia o tradicional mesmo e agora temos várias opções. Tem os trufados, os recheados e os de colher. No início o pessoal tinha um pouco de receio de comprar ovos caseiros e hoje em dia, já aumentou bastante.”
Para ela, a venda de ovos não tem parado, o que foi um respiro depois do impacto da pandemia. “Nos dois últimos anos foi muito difícil, porque o pessoal estava sem trabalho, com parente doente. Mas, neste ano está começando a normalizar e a gente espera vender muito mais até o domingo de Páscoa.”
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