Saúde

Veja a importância de procurar ajuda ao perceber perda auditiva

Problema pode levar ao isolamento social e à depressão, diz a fonoaudióloga Thaís Castro, da Audiothac. Aparelhos auditivos são a solução na maioria dos casos.

Informe Publicitário / 08 abril 2022

Você já notou dificuldade para ouvir uma música predileta, conversar com familiares ou amigos ou até um zumbido que você não ouvia antes? Isso pode ser um dos sinais de perda auditiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de pessoas de 12 a 35 anos podem perder a audição por exposição à música ou sons recreativos em volume alto. E uma a cada quatro pessoas pode ter problemas auditivos até 2050. Thais Castro, fonoaudióloga da AudioThac, explica que identificar os sinais e tratar o quanto antes pode levar a uma melhora da qualidade de vida. VEJA ENTREVISTA ACIMA!

A perda de audição pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida. Os graus são leve, moderado, severo e profundo. A fonoaudióloga diz que perceber os sintomas o quanto antes e buscar ajuda pode melhorar a qualidade de vida. “Primeiramente o ouvir mas, não entender a informação, a informação chegar cortada, a pessoa pedir para repetir várias vezes, é a televisão que está em volume excessivo que até o vizinho escuta a sua TV ligada. Tudo isso são sinais de que alguma coisa não está legal.”

Aparelhos auditivos melhoram vida de pacientes

Ao atender cada paciente, Thais tenta identificar se há perda auditiva e o estágio em que se encontra, o que conta com exames como a audiometria. Para os casos em que há indicação médica para uso de aparelho auditivo, ela tem na clínica várias opções que se adaptam a cada paciente.

Para quem tem vergonha de procurar ajuda, Thais ressalta que “esse preconceito não pode ser maior do que a vontade da pessoa de ouvir bem e recuperar a qualidade de vida dela”. A variedade de aparelhos auditivos ajuda a encontrar o que a pessoa mais se adapte. “Os aparelhos já estão extremamente tecnológicos, pequenos, discretos, com conectividade. Hoje os aparelhos já fazem streaming, o som do celular já sai no aparelho.”

Os aparelhos auditivos têm se tornado cada vez mais acessíveis. “Tem o serviço de saúde que realiza a doação dos aparelhos e existe no mercado facilidades que muitas pessoas não sabem (para a compra). Existe crédito de acessibilidade nos bancos, financiamento, não é por questão financeira que a gente vai deixar de cuidar do paciente.”

Aparelhos auditivos estão cada vez mais discretos e auxiliam paciente a viver melhor. Foto AutioThac.

Perda de audição pode acontecer em qualquer idade

Problemas auditivos que antes eram assimilados a idosos, são cada vez mais frequentes entre os jovens e podem atingir todas as faixas etárias, conta Thais. “Como eu trabalho muito com (saúde) ocupacional tenho visto até menor aprendiz, de 14 e 15 anos, às vezes no exame audiológico, já apresentar um rebaixamento do limiar auditivo.”

Objetos como fones de ouvido usados por longo período ou com volume alto, podem danificar a audição, alerta a fonoaudióloga. “Fones de ouvido têm sido um grande vilão. É claro que toda tecnologia é sempre bem-vinda, mas, tem que ser usada de forma adequada, senão pode acarretar prejuízo.”

O Conselho Nacional de Fonoaudiologia tem dicas para evitar a surdez adquirida. Elas são fones de forma segura, usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao ser expor a sons intensos, evitar sons altos e manter uma vida saudável. Se você perceber alguma dificuldade ao escutar é indicado procurar um médico ou fonoaudiólogo.

Quer ouvir cada detalhe da vida? Confira como buscar ajuda

Thais se formou em fonoaudiologia, com especialização em audiologia. Ela trabalha na área desde 2009 e fundou a Clínica AudioThac, em Pouso Alegre. O local oferece consultas e vende aparelhos, acessórios, pilhas, desumidificadores e presta assistência. Ela conta que pessoas de toda a região, seja de zona urbana ou rural, procuram esse tipo de serviço. Para pacientes que não têm como ir até a clínica ela oferece o serviço domiciliar.

Audiothac, Centro Auditivo e Fonoaudiológico atende Pouso Alegre e região. Imagem: reprodução

É importante deixar o preconceito de lado e procurar um especialista qualificado assim que identificar a dificuldade ao ouvir. “O ouvir não tem preço. Os resultados são fantásticos. Você vê a satisfação até da família que fala que o pai voltou a conversar e participar mais em casa, o avô está sorrindo mais. O valor do aparelho auditivo é tudo que ele pode proporcionar para a pessoa de volta.”

Para mais informações entre em contato com a AudioThac, na Rua Coronel Otávio Meyer, 366, Centro de Pouso Alegre. O telefone e WhatsApp para agendar atendimento é (35) 3636-0555.

Audiothac aparelhos auditivos em Pouso Alegre e região. Imagem: reprodução

Mais Lidas