Notícia

Hemocentro reforça necessidade de doação de sangue para semana de feriado

Necessidade de sangue aumenta em feriados prolongados. Preocupação é que poucos agendamentos foram realizados para próxima semana.

Nayara Andery / 08 abril 2022

Doação de sangue no Hemocentro Pouso Alegre.

O Hemocentro Pouso Alegre está preocupado com o baixo número de doadores agendados para a próxima semana e faz um pedido, para que as pessoas doem sangue. O motivo principal é que cada feriado prolongado atrai as pessoas a viajarem o que tem ocorrido cada vez mais após a baixa nos índices da pandemia. O reflexo nesses períodos inclui o aumento de acidentes em rodovias da região e com isso, a necessidade de sangue nos hospitais aumenta.

“Para a próxima segunda-feira (11/04) temos apenas 43 agendamentos, sendo que temos 80 vagas. Estamos preocupados e pedimos que as pessoas de toda a região que puderem, venham doar sangue”, pede a coordenadora de captação do hemocentro, Solange Assis. O agendamento pode ser feito em hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP em horário a escolher entre 7h30 e 10h45, de segunda a sexta-feira.

“Hoje eu encontrei aqui poucas pessoas para doação e em outras vezes que eu vim, realmente tinha um número de pessoas maior. Então quem puder vir para fazer essa doação é extremamente importante”, ressalta Rosalina Chagas da Rosa, que vem de Cambuí para doar sangue em Pouso Alegre. A primeira doação dela foi há cerca de 20 anos em São Paulo e o gesto se repete com frequência, sendo que há 15 anos ela doa no Hemocentro de Pouso Alegre.

Gesto nobre

O operador de empilhadeira Marcelo Henrique da Silva começou a doar sangue há 15 anos para ajudar uma pessoa que se acidentou em um portão e não parou mais. “Todo ano, dá os meses que eu posso doar (intervalo para doação) e pego folga na empresa e faço a doação. Porque eu trabalho às vezes no sábado e tenho folga na semana e venho doar.” Ele acrescenta, “a gente se sente bem em ajudar ao próximo, pois ajuda quatro pessoas e sinto bem fazendo essa doação.”

É o mesmo sentimento de Rosalina. “Faço questão mesmo de doar que eu acho muito importante. A gente que muitas pessoas necessitam e doar é um gesto nobre.”

Quem pode doar?

Pessoas entre 16 e 60 anos, acima de 50 kg e com boas condições de saúde podem doar sangue. Os que têm menos de 18 anos ou acima de 60 devem consultar as normas e documentos no site da Fundação Hemominas. O intervalo entre uma doação e a próxima deve ser de três meses para homens e dois meses para mulheres.

Para quem tem piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva é preciso ter um ano de intervalo entre esse procedimento e a doação. A medida evita riscos de transmissão de agentes infecciosos.

Onde é feita a doação

O Hemocentro Pouso Alegre é localizado na Rua Comendador José Garcia, 846, próximo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio e atende a região. Só é possível realizar o atendimento após o agendamento. O contato para informações é (35) 3449-9900.

Mais Lidas