Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Sul de Minas, várias cidades já estão desobrigando o uso de máscaras em locais abertos e fechados. Nesta semana, o equipamento de proteção foi flexibilizado, através de decretos, pelas prefeituras de Itajubá e Gonçalves, nos espaços públicos e privados.
De acordo com a Prefeitura de Itajubá, “a medida foi tomada após análise e posicionamento do Comitê Executivo de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 de Itajubá, o qual integram as instituições: Hospital de Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Unimed, Saúde Ceam, Ministério Público, Câmara Municipal de Itajubá e Prefeitura. Para a decisão, o Comitê levou em considerou a melhoria dos índices assistenciais e epidemiológicos no município”, afirmou.
Confira o decreto de Itajubá, clicando aqui. E o decreto de Gonçalves, clicando aqui. É importante ressaltar que o uso de máscaras permanece obrigatório nos seguintes locais, nas duas cidades:
- Interior de ônibus ou de veículo de transporte de uso coletivo fretado;
- Hospitais, unidades de saúde, clínicas e consultórios – públicos e privados;
- Locais destinados a manipulação e preparação de alimentos.
Por meio das redes sociais, o Prefeito Márcio Donizetti de Oliveira e a Diretora de Saúde de Gonçalves, Angélica de Fátima Barbosa, comentam sobre o decreto que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. Confira: