Pouso Alegre

Obras no Faisqueira: Desvio de veículos está causando transtornos a moradores

Famílias reclamam de poeira, lama e alta velocidade de caminhões no local; reportagem foi até o bairro e ouviu os moradores

Iago Almeida / 07 abril 2022

Com as obras acontecendo na avenida Antônio Scodeler, o trânsito no bairro Faisqueira está sendo desviado desde fevereiro para ruas ao redor da principal avenida do bairro, em Pouso Alegre. Mas, o desvio está causando diversos transtornos para os moradores, que se mostram insatisfeitos com a situação.

Os moradores reclamam que não conseguem lavar roupas ou ao menos deixar as residências com janelas e portas abertas. O trecho interditado para a revitalização fica entre as ruas Sebastião Nicolau de Andrade e Elácio Gissoni. Com isso, caminhões e ônibus que transitam por ela estão fazendo desvios, de manhã e à noite, por vezes, em alta velocidade, segundo os moradores. Eles afirmam ainda que já encontraram até rachaduras em algumas residências.

Na tarde desta quinta-feira, a situação se agravou no local, depois que alguns moradores se uniram e resolveram fechar a rua Tomaz Garcia de Souza. Usando bloquetes e cones, eles afirmaram que tentaram travar o trânsito pois não estão mais conseguindo lidar com a situação. Pouco tempo depois, já com quilômetros de congestionamento, a Polícia Militar chegou e acabou conduzindo um dos moradores até a delegacia.

O homem ficou detido para prestar esclarecimentos por cerca de 2 horas, depois foi liberado e conseguiu retornar para casa. Entramos em contato com a Polícia Militar, que não quis se pronunciar.

Com mais de 25 mil habitantes, a região do Faisqueira tem somente uma via de acesso, que é justamente a avenida que está em obras. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal, que respondeu por meio de nota, afirmando que vem acompanhando e cobrando o término das obras na avenida.

Ainda segundo o Executivo, as mudanças no trânsito foram tomadas para garantia de segurança e mobilidade da população e que o local está sinalizado e sendo acompanhado por agentes de trânsito. A prefeitura não deu uma previsão para o fim das obras.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Confira a nota na íntegra da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre:

A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que vem acompanhando e cobrando o término das obras na avenida Antônio Scodeler, no bairro Faisqueira.

No momento, o local está passando por obras de construção de galerias pluviais e pavimentação asfáltica com objetivo de melhorar a captação das águas de chuvas, segurança aos pedestres e mobilidade para os mais de 25 mil  moradores da região.

O município ressalta ainda que as mudanças no trânsito foram tomadas para garantia de segurança e mobilidade da população e o local está sinalizado e acompanhado por agentes de trânsito.

A Prefeitura pede a compreensão da população neste momento e atenção dos motoristas para que reduzam a velocidade e sigam cuidadosamente, respeitando à sinalização.

As mudanças são necessárias para que as obras tragam, em breve, benefícios a população.

Foto: enviada por moradores

Mais Lidas