Notícia

Mutirão oftalmológico aponta que 52% das crianças precisam de correção em PA

Das 200 crianças de escolas da rede estadual e municipal atendidas, 105 apresentaram falhas ou doenças oculares, segundo a Prefeitura

Iago Almeida / 06 abril 2022

52% das crianças atendidas precisarão de correção / Foto: Ascom PMPA

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio Secretária de Educação e Cultura e da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (05/04) e quarta-feira (06/04) um mutirão oftalmológico que atendeu 200 crianças das escolas da rede estadual e municipal. Segundo a Prefeitura, 105 das 200 crianças foram diagnosticadas com algum tipo de falha ou doença ocular, representando 52% do atendimento.

A ação, para os alunos das escolas da rede estadual e municipal, foi realizada na Policlínica Municipal e faz parte do processo de recomposição do ensino público. Os exames foram previamente agendados pelo município com o apoio dos pais. A Secretária de Saúde, Silvia Regina, ressaltou a importância da saúde, educação e do apoio dos responsáveis pelas crianças.

“Todo esse trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento da criança. Tivemos crianças que não receberam nenhum diagnóstico, mas também tivemos aquelas que receberam um sério, como a doença ceratocone e agora vão seguir acompanhamento. Sem dúvidas é uma ação que promove uma grande diferença”, disse a secretária.

Foram 200 crianças atendidas em dois dias / Foto: Ascom PMPA

“Nós ficamos felizes em poder realizar mais uma edição do mutirão para atender quem realmente precisa. Os nossos alunos, após a pandemia, retornaram para as salas e estamos notando atrasos na aprendizagem. Nesse processo de recomposição do ensino, estamos avaliando quais deles sentam na frente ou apertam os olhinhos para tentar ver melhor o que o professor está escrevendo. Assim, eliminamos essa questão ocular que dificulta a aprendizagem e seguimos para novas etapas de recomposição”, explicou a Orientadora Educacional Alessandra Cassemiro Patriota.

O que dizem os pais?

Giovani Magno Domingues Guerra, pai de uma aluna que conseguiu fazer o retorno ao oftalmologista no mutirão, afirmou que o benefício é importante para quem não possui condições financeiras para arcar com os custos de exames particulares.

“Ela já esteve em outro mutirão para realizar a consulta e ficamos muito felizes em ter a oportunidade de também fazer o retorno. Vejo que é um grande benefício não só para a minha filha, mas para muitas crianças que precisam desse atendimento e muitas vezes não possuem a condição financeira de arcar”, destacou.

Já Elizabeth Prinz Pimenta, que também é mãe de um aluno que foi atendido no mutirão, contou que “quando recebi a ligação do diretor informando sobre o exame eu fiquei muito feliz e disse que queria e deu certo. Fazer esses exames acaba custando caro e ter oportunidade assim é bom demais”, disse.

Atendimentos aconteceram na Policlínica Municipal / Foto: Ascom PMPA

Os exames foram previamente agendados / Foto: Ascom PMPA

Ação foi para os alunos das escolas da rede estadual e municipal / Foto: Ascom PMPA

52% das crianças atendidas precisarão de correção / Foto: Ascom PMPA

Mais Lidas