Notícia

Prefeitura anuncia construção de UPA no bairro São João em Pouso Alegre

UPA e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) serão construídos em terreno de mais de 4 mil metros² na Rua Piranguinho

Nayara Andery / 01 abril 2022

UPA e CAPS-AD serão construídos em local com 4 mil m² de área, no bairro São João. Imagem Prefeitura.

O bairro São João vai sediar a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pouso Alegre. O anúncio feito pela prefeitura nesta sexta-feira (1º/04) cita que o local será construído em um terreno de mais de mais de 4 mil metros², juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD). A previsão é que as obras na Rua Piranguinho comecem no segundo semestre de 2022.

“São mais de 4 mil metros de terreno que serão usados para a construção de unidades modernas e conforme as normas sanitárias atuais e que irão facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e principalmente melhorar o atendimento ao paciente”, conta Silvia Regina, secretária de saúde. O objetivo é ampliar o número de pessoas assistidas por esses serviços e tratar a saúde de forma integrada, cita a prefeitura.

A cada dia mais de 200 pessoas são atendidas no Pronto Atendimento do São João, informa o Poder Executivo. O local e o Pronto Socorro do Hospital Samuel Libânio eram as referências de atendimentos pelo SUS antes da abertura da primeira UPA do município, em outubro de 2020. Somente no Pronto Atendimento do São João foram mais de 29 mil consultas e mais de 61 mil procedimentos entre janeiro a agosto de 2017. No mesmo período o CAPS-AD fez 1240 atendimentos e ações. A prefeitura não informou qual o total de atendimentos estimado para as duas sedes após as obras, na Rua Piranguinho, 70.

O CAPS-AD funciona atualmente em um imóvel alugado no bairro Faisqueira. O projeto da nova sede da instituição e criação de UPA ainda está em fase inicial. Ele prevê integrar serviços e ampliar atendimentos. “A integração planejada das diversas linhas de cuidado na saúde proporciona à construção das redes de atenção a saúde da população e os frutos geram bons resultados”, explica a Secretária.

Mais Lidas