O comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar de Pouso Alegre, Tenente Coronel Célio César dos Santos, contou ao Terra do Mandu os seus projetos na gestão da instituição. São 27 municípios com atuação do 20ºBPM e o novo comandante assumiu o posto oficialmente em fevereiro. Na época a cerimônia de troca de comandos de batalhões da região e da 17ª Cia de PM foi aberta apenas aos comandantes atuais, seus sucessores e familiares, devido à alta transmissibilidade da variante Ômicron no período. Com a melhoria da situação da pandemia o Tenente Coronel Célio se reuniu com a imprensa nesta quarta-feira (31/03) e concedeu sua primeira entrevista ao Terra do Mandu, onde falou do trabalho que desenvolve no batalhão.
Ele é natural de Passos e há 25 anos trabalha na Polícia Militar. Por 20 anos o comandante passou em todas as funções do 12º BPM de Passos, conta o comandante. Em junho de 2020 ele assumiu o comando do 57º BPM de São Lourenço e com a saída do Cel. Juliano Santana Silva do comando do 20º BPM, ele passou a comandar essa instituição oficialmente em 2 de fevereiro de 2022. Ten. Cel. Célio recebeu a designação para Pouso Alegre no final de dezembro se mudou para o município.
O trabalho da PM é dinâmico, destaca o comandante. “Sempre que há essa troca de comando a gente tem uma tendência de continuidade e ela perdura por algum momento. Até aí você conhecendo a realidade, a tropa, você vai fazendo os ajustes necessários a sua forma de trabalhar.”
Ao se mudar para Pouso Alegre ele quis conhecer de perto a realidade regional. “Nesse momento agora a gente está nesse período de continuidade e tomando conhecimento da situação, tanto interna da PM quanto da sociedade. Eu não comando apenas Pouso Alegre, tem mais 26 municípios, então a gente vai conhecendo a dinâmica, economia, política da região justamente para que possamos estabelecer estratégias de comando e oferta do serviço público de segurança pública.”
Para ele a prioridade da PM é sempre a prevenção criminal aliada ao policiamento ostensivo, a preservação e manutenção da ordem pública. “É porque através dela que a gente entende que a PM pode contribuir para que a sociedade flua, ela conviva uma vida melhor. Na estratégia para isso a gente atua tanto na parte da presença nítida do policial, presença ostensiva, como no chamamento à comunidade para contribuir com a gente.”
Segurança pública fortalecida pela sociedade
A importância da ligação entre população é PM é destacada pelo comandante. “A nossa prioridade é fazer um comando que consiga com os recursos existentes fazer a segurança pública, prevenir o crime, com a participação da comunidade de todos os segmentos sociais. É através das redes de vizinhos, redes de comerciantes, entidades assistenciais e principalmente os outros órgãos, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Ministério Público. A PM é uma engrenagem, do sistema de defesa social.” A PM sempre ressalta a importância das denúncias que podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 190 (PM) e 181 (Disque Denúncia).
Na área do batalhão estão três Cias de PM em Pouso Alegre, uma em São Gonçalo do Sapucaí, uma em Santa Rita do Sapucaí e uma em Ouro Fino. A instituição completa 40 anos em 2022 e soma 23 comandantes desde sua criação.