Notícia

Fim do uso de máscaras desperta para os cuidados com a saúde bucal

O tratamento preventivo, as opções de aparelhos transparentes e clareamentos ajudam a manter o sorriso aberto.

Terra do Mandu / 31 março 2022

Existe uma frase comum de que ‘o sorriso é o cartão de visita de cada pessoa’. Por dois anos, a boca e os dentes ficaram escondidos debaixo de máscaras de proteção. Agora, os sorrisos voltam a ser vistos em ambientes públicos e privados em todo o país. Diversas cidades, como Pouso Alegre, desobrigaram o uso da proteção, cobrindo nariz e boca. Justamente por estar com o sorriso à mostra, aumenta a procura por consultas ao dentista.

A recomendação é que as consultas sejam a cada seis meses. Pesquisa do IBGE feita antes da pandemia mostra que mais da metade dos brasileiros não vai anualmente ao dentista, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas. Dentistas perceberam que esse índice aumentou durante a pandemia, pois muitos pacientes com o uso de máscaras não perceberam ou esconderam problemas bucais.

A dentista Ana Júlia Moreira, responsável técnica da Odontoclinic Pouso Alegre, reforça a importância de retomar a rotina de cuidados. “Têm muitos pacientes que durante a pandemia por conta da máscara deixaram de ir ao dentista porque a máscara tampava o sorriso. Agora que liberou eles têm procurado mais; falado ‘agora está me incomodando, estou sem máscara, como que eu vou ficar assim’?”.

A dentista Ana Júlia, da Odontoclinic, explica a importância do tratamento preventivo. Imagem: reprodução

A saúde bucal interfere em outras parte do corpo

Consequências surgem quando os pacientes deixam de buscar cuidados básicos em consultório, ressalta Ana Júlia. “Acumula muito tártaro, problema gengival, gengivite por não fazer limpeza regularmente, aparecimento de cárie. O paciente vem depois de dois anos sem ir ao dentista, diz que o dente está cariado, sentindo dor. Até a dor mesmo foi negligenciada”, lembra a dentista.

Entre os problemas graves que podem ocorrer está  a “endocardite bacteriana. Que é uma bactéria que pode ir pela corrente sanguínea e chegar ao coração, destruir até a válvula do coração. Pode dar AVC, embolia pulmonar, e levar até a morte, em casos mais graves”, explica a ortodontista da Odontoclinic, Edilene de Oliveira.

Edilene ainda acrescenta que “a saúde está em primeiro lugar e a saúde começa pela boca’. As dentistas ainda lembraram que o tratamento preventivo, além de atacar um possível problema no início, ou até evitar algo mais grave, dói menos tanto na boca quanto no bolso do paciente.

Os modernos aparelhos para correção do sorriso

Para quem precisa melhorar o sorriso através do uso de aparelhos, atualmente existem novas tecnologias que age diretamente no problema, com mais rapidez e menos incômodo para o paciente. São os aparelhos invisíveis, onde a Odontoclinic possui tecnologia própria. Mas há outras opções, dependendo de cada caso de pacientes.

A indicação do aparelho pode estar ligada à necessidade de correção da dentição, mordida, entre outros casos. O diagnóstico é feito durante consulta e exames. De acordo com a ortodontista Edilene de Oliveira, o uso de aparelho fixo pode melhorar a mastigação, projeção do queixo e face e até evitar uma cirurgia corretiva, em alguns casos específicos.

“Entre esses casos podem estar problemas ósseos envolvidos, mordida cruzada. Algo que a pessoa não percebe tanto, mas atrapalha até na face. E a gente consegue corrigir isso com o aparelho, trazendo uma qualidade de vida melhor para o paciente”, afirma a especialista.

As opções de aparelho fixo são variadas e os tratamentos são indicados para qualquer faixa etária a partir de cinco anos de idade. Segundo Edilene, o aparelho convencional metálico é o mais usado, porém cresce a procura pelos estéticos de safira ou cerâmica, os autoligados sem “borrachinha” e pelos “alinhadores transparentes, que são os melhores em relação à tecnologia”.

O alinhador é indicado para a maioria dos pacientes e traz múltiplos benefícios. “Ele é removível, muito mais confortável que os outros, deixa o sorriso mais bonito, é muito mais estético e a gente consegue saber o resultado antes de começar, o que torna o tratamento bem mais rápido do que os outros.”

Dentista Edilene segura aparelho transparente e removível. Imagem: reprodução

Pacientes buscam sorriso brilhante após liberação de uso de máscaras

Para quem ao ficar sem máscara, se incomodou com o amarelamento dos dentes, a solução é o clareamento. Para Edilene, “tem muita tecnologia nova, hoje em dia está bem mais tranquilo e acessível fazer um clareamento, a sensibilidade é quase zero, tem muita busca de pacientes, ainda mais agora sem as máscaras”.

Ela alerta que é importante procurar um profissional especializado. “Com o acesso à internet muitas pessoas estão comprando clareadores pela internet e o risco é muito grande. Como o produto é muito forte entre os riscos está um canal no dente, a sensibilidade é muito grande, então tudo tem que ser acompanhado por um profissional, tem a orientação do pós também, depende de cada caso.”

Entre em contato e agende uma avaliação

Quer fazer um atendimento preventivo ou conhecer as tecnologias da Odontoclinic? Agende sua avaliação na Odontoclinic, na Rua Adolfo Olinto, 223, Centro, Pouso Alegre. O telefone para contato é (35) 3311-2100 com atendimento de segunda a sexta-feira de 9h às 19h e aos sábados de 9h às 13h.

Odontoclinic Pouso Alegre. Imagem: reprodução

Mais Lidas