Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Tocos do Moji: cidade afetada por temporal recebe ação social da PM

PM realiza ação social em Tocos do Moji. Imagem PMMG.

Tocos do Moji sediou pela primeira vez uma Ação Cívico Social da Polícia Militar. O evento no último sábado (26/03) foi voltado para atender a população da cidade que em 7 de fevereiro teve ruas alagadas, queda de barreiras, famílias desalojadas e transtornos devido a temporal. Depois de mais de um mês das ocorrências, cerca de 500 pessoas participaram do evento da PM que trouxe serviços e brincadeiras.

Militares da fração de Tocos do Moji prepararam a ação voltada para todas as faixas etárias. O município que tem população estimada em mais de 4 mil pessoas recebeu a Banda de Música da 17ª Região de Polícia Militar e um estande com exposição de animais empalhados da PM do Meio Ambiente, no Ginásio Municipal, além de serviços e espaços de lazer.

A população pôde aproveitar aferição de pressão e testes da Secretaria de Saúde, orientação nutricional e cortes de cabelo. Pipoca, algodão doce, cachorro quente, refrigerante e sorvete foram doados e as crianças tinham um espaço com brinquedos infláveis. Elas também conheceram e interagiram com o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), da PM.

Policiais que atuam no município arrecadaram 18 cestas básicas. A entrega foi realizada no domingo (27/03), quando os alimentos foram destinados para famílias carentes.

Como o temporal de fevereiro afetou a cidade

Tocos do Moji sediou a ação social após se assustar com a força do temporal em 7 de fevereiro. O prefeito Givanildo José da Silva, na data, contou ao Terra do Mandu que nunca tinha visto tanta água sobre a cidade. O temporal começou por volta de meia-noite e cerca de 4h da madrugada as ruas e a praça central estavam tomadas pela água. O córrego Vargem Grande transbordou. Pontes foram destruídas e bairros rurais ficaram ilhados.

As aulas que seriam retomadas na segunda-feira em que caiu o temporal foram canceladas. A prefeitura interditou um imóvel comercial que ficou danificado pela chuva e 20 casas foram invadidas pela água, sendo que algumas famílias tiveram que ir para a casa de parentes. O trabalho nos dias que seguiram foi de limpeza e retomada habitual no município.