Notícia

Pilares começam a ser erguidos na obra do Hospital Oncológico de Pouso Alegre

Pilares com mais de 25 metros de comprimento estão sendo erguidos nesta sexta-feira (25/03); engenheiro dá previsão para estrutura montada

Iago Almeida / 25 março 2022

Lucas, engenheiro da RC Borges, responsável pela obra, explica onde serão colocados os pilares / Foto: Reprodução Facebook

“Vamos começar a pôr nosso Hospital Oncológico de pé”, disse o prefeito Rafael Simões ao mostrar mais uma etapa da construção do Hospital Oncológico de Pouso Alegre. Anexo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, as obras do hospital receberam os pilares que serão içados nesta sexta-feira (25/03), para dar início a montagem da estrutura do prédio.

Os pilares chegaram na cidade na noite desta quinta-feira (24/03) e foram mostrados pelo prefeito Rafael Simões (União Brasil), que fez uma transmissão nas redes sociais. O prefeito enfatizou que os pilares têm cerca de 25 metros de comprimento.

“Hoje um dia de muita emoção, foi um dia completamente cheio de muitas emoções. E para fechar o dia estamos aqui na porta do Hospital Oncológico de Pouso Alegre, recebendo os pilares que vão dar vida a este hospital. Hospital esse que com certeza é muito importante para as vidas de toda nossa região”, completou o prefeito.

Na manhã desta sexta-feira (25/03), o prefeito voltou à obra e conversou com o engenheiro responsável pela construção, que terá 5 andares para atendimento de pacientes com câncer. O prefeito mostrou os locais onde serão colocados os pilares e anunciou que a estrutura estará montada até o fim de abril, agilizada pelo método construtivo pré-moldado.

Lucas, engenheiro da RC Borges, empresa responsável pelas obras do Hospital Oncológico, explicou que as colunas que estão sendo recebidas estão sendo encaixadas nos blocos, chamados de cálice; ao todo são 44 cálices.

“A expectativa, repassada pela empresa, é que até o final de abril toda a estrutura esteja pronta para que possamos seguir com a obra. É uma alegria imensa ver tudo isso sendo concretizado após os mais de 100 anos do nosso Hospital Samuel Libânio. Nós vamos ter um local moderno para atender todo Sul de Minas!”, afirmou o prefeito nas redes sociais. 

O terreno doado para as obras fica ao lado do HCSL, no antigo campo da Lema, em frente à UPA. Na área de 2,8 mil m² será erguido o Hospital do Câncer, que terá cinco pavimentos e mais de 11 mil m² de área construída, com capacidade de mais de 100 leitos para atender pacientes de 53 municípios.

O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias. A FUVS é mantenedora do HCSL. O valor total estimado para a construção do hospital é de R$ 30 milhões.

Mais Lidas