Esporte

Pouso Alegre vence Uberlândia e permanece na elite do futebol mineiro

Foi com muita emoção! O Pouso Alegre FC continua no Módulo I do Campeonato Mineiro. O Pousão fez 2 a 0 no Uberlândia e contou com derrota da URT.

Magson Gomes / 19 março 2022

Pouso Alegre continua na elite do mineiro. Foto: Chiarini Jr/Roma Mkt

O Pouso Alegre venceu o Uberlândia por 2 a 0, na tarde deste sábado (19/03), no Manduzão, pela última rodada do Campeonato Mineiro e evitou o rebaixamento ao Módulo II. O Dragão do Mandu contou com a derrota do URT, diante do Democrata-GV para garantir a permanência na elite.

ASSISTA AOS INSTANTES FINAIS DA TRANSMISSÃO, DO APITO FINAL E O GOL DO DEMOCRATA-GV, QUE SALVOU O POUSÃO:

O jogo no Manduzão

O Pouso Alegre chegou a esta última rodada na lanterna do Mineiro, precisando de uma vitória simples contra o Uberlândia, adversário direto na briga contra o rebaixamento. O Pousão precisava, ainda, de um tropeço de URT ou Patrocinense. Apenas a vitória no Manduzão seria insuficiente para se salvar.

A partida começou com o Uberlândia jogando mais defensivo, e buscando o contra-ataque. O Pouso Alegre precisava partir para cima, mas o time parecida nervoso, ansioso e até sem entrosamento, já que quatro jogadores estreavam justamente neste sábado. A única chance clara de gol no primeiro tempo veio do estreando Gabriel Silva, que mandou uma bola no travessão, após cobrança de falta.

Adversários vencendo

Enquanto o Pouso Alegre martelava para fazer o dever de casa, o Patrocinense e a URT estavam vencendo seus jogos. Pelo menos um deles deveria tropeçar. Assim, mesmo uma vitória do Pouso Alegre não seria suficiente para a salvação. O primeiro tempos dos jogos, realizados no mesmo horário, terminou assim: Pouso Alegre no 0 a 0 com Uberlândia, enquanto URT vencia o Democrata-GV por 1 a 0 e Patrocinense vencia o Cruzeiro por 2 a 1.

‘O não gira, ele capota’

Diante dos resultados, o segundo tempo no Manduzão começa com o Uberlândia melhor, rondando o gol do goleiro Cairo. O técnico do Pousão, Francisco Diá, já tinha feito duas substituições por lesão; o volante Glédson e o zagueiro Ramon sentiram ainda no primeiro tempo. Mas, Diá mudou a equipe, colocando o meia Denner, que tinha começado no banco.

O meia mudou o jogo. A troca de passes melhorou e foi num desses lances que Denner deixou o zagueiro Vitão na cara do gol. Com a calma de um atacante, o zagueiro dominou e mandou rasteiro no canto do goleiro Roballo. A torcida foi a loucura.

Zagueiro Vitão abre o placar, um dos quatro jogadores que chegaram para essa partida. Foto: Chiarini Jr/Roma Mkt

Porém, até aquele momento, 28 minutos do segundo tempo, a vitória do Pouso Alegre era insuficiente. URT e Patrocinense continuavam vencendo. Mas, menos de 10 minutos depois veio a avalanche de alegria. O Democrata-GV empatou a partida lá em Patos de Minas. E essa combinação de vitória salvava o Dragão do Mandu.

Gol do quase alívio

O Uberlândia, que cozinhava o jogo porque o empate lhe salvava, decidiu correr para o ataque para evitar o rebaixamento. Aí, sobrou o contra-ataque ao Pouso Alegre. Foi assim que aos 45 minutos do segundo tempo o atacante Iago recebeu pela esquerda, cortou o adversário e chutou cruzado no canto do goleiro, fazendo 2 a 0.

Iago comemora o segundo gol do Pouso Alegre diante do Uberlândia. Foto: Chiarini Jr/Roma Mkt

Apito final aqui e olho no smartphone

A partida no Manduzão terminou primeiro do que os dois jogos que poderiam alterar os rebaixados. Jogadores e torcida ficaram de olho na partida entre URT e Democrata-GV, que estava garantindo a permanência do Pousão. A euforia veio não com o apito final, e sim com a virada do time de Governador Valadares, aos 49 minutos da partida em Patos de Minas. Não haveria mais tempo de reação da URT. Aí, foi só comemorar.

O Pouso Alegre Futebol Clube venceu uma única partida diante da torcida no Mineiro 2022 e evitou o rebaixamento ao Módulo II. Agora, a equipe já começa a ser montada para a disputa da Série D do Brasileirão, a partir de abril.

Mais Lidas