Região

Itajubá é reconhecida no APL e poderá alavancar negócios em mais de 40 empresas

Cidade foi reconhecida como Arranjo Produtivo Local de Asas Rotativas e de Defesa, e poderá ampliar os lucros e o desenvolvimento da economia

Iago Almeida / 17 março 2022

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itajubá

Foi reconhecido na tarde da última terça-feira (15/03), o Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa em Itajubá. Isso é um instrumento que visa manter a cooperação e alavancar negócios nas mais de 40 empresas dos dois segmentos no município, entre as quais as âncoras Helibrás Airbus (helicópteros), XMobots e Aerotron (drones) e Imbel (armamentos).

O evento contou com a presença do Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; do Subsecretário de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas, Douglas Cabido; do Reitor em exercício da Universidade Federal de Itajubá, Prof. Antônio Carlos Ancelotti Júnior; do Diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá (Inovai), Maurício de Pinho Bitencourt; do Vereador Markinhu Meireles; do Secretário Municipal de Indústria, Ciência, Tecnologia e Comércio, Fernando Bissacot; entre outras autoridades.

Foto: Prefeitura de Itajubá

Este APL foi criado em Itajubá a partir da identificação de um aglomerado de empresas com a mesma especialização produtiva, no caso, as empresas das áreas de Asas Rotativas e Defesa.

Assim, um estudo técnico foi realizado pela Prefeitura e Inovai, com o apoio do Sebrae, em dezembro de 2021 e apresentado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento. Segundo o diagnóstico realizado pela Prefeitura e Inovai, Itajubá representa 70,9% da fabricação de aeronaves e 75,9% da fabricação de armas de fogo e munições de todo o Estado, empregando mais de 2 mil pessoas no segmento de Asas Rotativas e 3 mil no de Defesa.

Agora, após o Estado aferir as condições apresentadas, Itajubá recebe oficialmente o reconhecimento e a chancela do Governo mineiro como um APL neste setor produtivo.

Entre as 44 empresas que compõem o APL estão a Helibras, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa; a Imbel, estatal brasileira fabricante de armamentos portáteis; a Xmobots, maior empresa brasileira e latino-americana especializada no desenvolvimento e fabricação de drones; e a Aerotron, premiada como o melhor fornecedor de 2021 da Embraer na área de defesa.

“Com o APL, as empresas desses dois segmentos que mostrarem ao Estado o interesse de se implantar no território mineiro serão direcionadas para o nosso município, pois aqui elas encontrarão um ambiente totalmente favorável ao seu tipo de negócio. Este reconhecimento reforça a importância do Arranjo não só para o nosso município, mas para todo o Estado de Minas Gerais e o Brasil, visto a potencialidade e influência econômica das empresas dos setores de Asas Rotativas e Defesa de nossa cidade no mercado brasileiro e no exterior”, afirmou o Prefeito Christian Gonçalves.

Além das empresas, o APL ainda conta com 2 ICT’S – Instituições de Ciência e Tecnologia parcerias (UNIFEI e Universidade de Toulouse), mais de 100 produtos/serviços de alto valor agregado e uso intenso de tecnologia e 12 novos produtos em pesquisa e desenvolvimento para 2022.

Mais Lidas