Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Santa Rita do Sapucaí lança ‘Botão de Pânico’ para vítimas de violência doméstica

Aplicativo Cidadão Online estará conectando comunidade com órgão público e forças de segurança / Foto: Thiago Ventura/Divulgação

A População de Santa Rita do Sapucaí passa a contar com uso de um aplicativo “Cidadão Online” para solicitar serviços públicos na cidade. Além disso, neste mês de março, o aplicativo ganhou destaque, pois traz uma novidade muito importante para as mulheres, o exclusivo ‘Botão de Pânico’, que pode ser acionado em caso de violência doméstica.

 

Dentre as ferramentas disponibilizadas no aplicativo está o serviço de Ouvidoria, onde será possível abrir os processos de elogio; sugestão; reclamação e denúncia. Além disso, haverá a aba Zeladoria, que terá a sua disposição a Servidoria Pública que permitirá abrir os seguintes processos de tapa buracos; alvará de funcionamento; iluminação Pública; maus tratos de animais; poda de árvores; limpeza de terreno e supressão de árvore.

O aplicativo que entrou em operação nessa segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. Todo cidadão santa-ritense que desejar poderá baixar o Aplicativo Cidadão Online nas lojas Apple Store para IOS e Play Store para Android, gratuitamente.”O botão de pânico é uma novidade nesse tipo de app, foi solicitado pelo BNDES,  prontamente atendido pelo Inatel e prefeitura. Sua operação é simplificada por se intuir que será usado em uma situação de emergência, sendo necessário apenas pressionar o botão”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles.

Santa Rita do Sapucaí é filiada à Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras do Brasil (Anciti) e o novo app é um dos módulos que a prefeitura trabalha no projeto de tornar o município mais inteligente. Com cerca de 43 mil habitantes, Santa Rita é conhecida como pioneira em tecnologia graças a instituições de ensino como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), a primeira escola de Eletrônica da América Latina, além sede de indústrias e empresas nessa área.

“O Botão de Pânico deverá ser acionado apenas e somente em casos de violência doméstica. No QrCode disponibilizado nas redes oficiais e nos cartazes e flyers você poderá baixar o Aplicativo Cidadão Online para o seu smartphone ou tablet GRATUITAMENTE”, explicou a Prefeitura.

Foto: Prefeitura de SRS