Notícia

Santa Rita do Sapucaí lança ‘Botão de Pânico’ para vítimas de violência doméstica

Botão faz parte do Aplicativo Cidadão Online, lançado pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, para solicitar serviços públicos

Iago Almeida / 15 março 2022

Aplicativo Cidadão Online estará conectando comunidade com órgão público e forças de segurança / Foto: Thiago Ventura/Divulgação

A População de Santa Rita do Sapucaí passa a contar com uso de um aplicativo “Cidadão Online” para solicitar serviços públicos na cidade. Além disso, neste mês de março, o aplicativo ganhou destaque, pois traz uma novidade muito importante para as mulheres, o exclusivo ‘Botão de Pânico’, que pode ser acionado em caso de violência doméstica.

 

Dentre as ferramentas disponibilizadas no aplicativo está o serviço de Ouvidoria, onde será possível abrir os processos de elogio; sugestão; reclamação e denúncia. Além disso, haverá a aba Zeladoria, que terá a sua disposição a Servidoria Pública que permitirá abrir os seguintes processos de tapa buracos; alvará de funcionamento; iluminação Pública; maus tratos de animais; poda de árvores; limpeza de terreno e supressão de árvore.

O aplicativo que entrou em operação nessa segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. Todo cidadão santa-ritense que desejar poderá baixar o Aplicativo Cidadão Online nas lojas Apple Store para IOS e Play Store para Android, gratuitamente.”O botão de pânico é uma novidade nesse tipo de app, foi solicitado pelo BNDES,  prontamente atendido pelo Inatel e prefeitura. Sua operação é simplificada por se intuir que será usado em uma situação de emergência, sendo necessário apenas pressionar o botão”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles.

Santa Rita do Sapucaí é filiada à Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras do Brasil (Anciti) e o novo app é um dos módulos que a prefeitura trabalha no projeto de tornar o município mais inteligente. Com cerca de 43 mil habitantes, Santa Rita é conhecida como pioneira em tecnologia graças a instituições de ensino como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), a primeira escola de Eletrônica da América Latina, além sede de indústrias e empresas nessa área.

“O Botão de Pânico deverá ser acionado apenas e somente em casos de violência doméstica. No QrCode disponibilizado nas redes oficiais e nos cartazes e flyers você poderá baixar o Aplicativo Cidadão Online para o seu smartphone ou tablet GRATUITAMENTE”, explicou a Prefeitura.

Foto: Prefeitura de SRS

Mais Lidas