O Pouso Alegre venceu uma partida, empatou três jogos e foi derrotado em outras cinco oportunidades no Campeonato Mineiro 2022. Com esse aproveitamento, o Pousão luta para não ser rebaixado para o Módulo 2.
Porém, time e torcida acreditam que a situação poderia estar diferente se alguns lances de pênaltis tivessem sido marcados a favor do Dragão do Mandu. São, pelo menos, cinco lances duvidosos. Apenas um deles não interferiu no resultado final da partida.
Pela quarta rodada, o Pouso Alegre foi derrotado por 1 a 0 pelo Democrata-GV. Aos 11 minutos do segundo tempo teve esse lance aí. O zagueiro leva o braço para interceptar a bola e nada foi marcado.
Na rodada seguinte, contra o América-MG, no Manduzão, outro lance polêmico. Aos 37 minutos do primeiro tempo o jogador do Pouso Alegre é derrubado dentro da área, mas o árbitro não dá pênalti e sim falta fora da área. O jogo terminou 1 a 0 para o Coelho.
Já na oitava rodada, contra o Atlético-MG, o lateral-direito Guga corta uma bola com o braço dentro da área, aos sete minutos do segundo tempo. O árbitro disse que não foi nada. Ainda nesse jogo, outra reclamação dos jogadores do Pouso Alegre. O zagueiro Natan leva o cotovelo para fechar a passagem da bola e o jogo seguiu. O Dragão do Mandu foi derrotado por 3 a 2, levando um gol aos 52 minutos do segundo tempo.
Único lance que não interferiu no resultado da partida foi contra o Patrocinense, pela 9ª rodada. O zagueiro sobe com o braço aberto e corta bola. O jogo terminou 1 a 0 para o Pouso Alegre.
Durante a primeira fase o Campeonato Mineiro não tem o sistema de checagem de possíveis pênaltis. Apesar das reclamações, a diretoria do Pouso Alegre não fez nenhum protesto oficial na Federação Mineiro de Futebol.