Gente do Mandu

Madu Macedo se aposenta e deixa legado de educação cidadã para o Brasil

Obras criadas por ela fazem parte da Biblioteca do Senado e serão utilizadas pelo MEC. Gincana criada por Madu será realizada em MG, pela ALMG.

Nayara Andery / 07 março 2022

Madu Macedo e obras que ela escreveu destinadas à educação cidadão.

A história de Madu Macedo se entrelaça ao exercício da cidadania para crianças e adolescentes. A escritora e ex-diretora da Escola do Legislativo trabalhou por 29 anos na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Ao se aposentar, ela deixa o legado da educação cidadã para todo o Brasil, por meio da Gincana do Saber da Câmara Mirim e Jovem e principalmente, a Coleção em Miúdos, que oferece a todo o Brasil o acesso fácil a leis simplificadas. Entre as obras estão a Constituição, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela conta ao Terra do Mandu, que novas obras já estão a caminho, com lançamento a partir de maio.

Preparar o jovem para o exercício da cidadania é uma obrigação prevista no artigo nº 205 da Constituição e no artigo nº 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para contribuir para essa preparação, Madu criou a Câmara Mirim e Câmara Jovem, para estudantes de escolas públicas e particulares descobrirem mais sobre o legislativo e participar como vereadores mirins e jovens. “Ser cidadão é o seu papel dentro da sociedade. E foi muito bacana, a gente vê que o jovem se interessa por política e o seu papel na sociedade, ele não tem é muita oportunidade.”

‘Gente pequena’ tem direito à educação cidadã

“Política é coisa de gente grande”, foi uma frase que Madu ouviu quando começou a pensar nos projetos para educação cidadã infanto-juvenil, por volta de 1998. Ela começou a trabalhar na Câmara em 1993 e, anos depois mostrou para a sociedade que crianças e jovens devem e podem participar da educação cidadã. “Se a gente tem que preparar esses jovens, essas crianças, eu preciso levar isso para elas. Elas têm que crescer, como se isso fosse um hábito, a participação é um hábito.”

A Câmara Mirim foi pensada por Madu desde 1998 e criada na Câmara Municipal de Pouso Alegre, em 2004.  A Câmara Jovem e a Escola do Legislativo nasceram até 2008 e com todo o projeto surgiram a Gincana do Saber Mirim e Jovem, onde estudantes de escolas públicas e particulares participam de debates e concorrem à premiação com base nas atividades do Legislativo e em leis.

O projeto têm valor reconhecido e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vai implantar em Minas Gerais a Gincana do Saber, em 2022. Madu participou de ações da ALMG e teve estudantes da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, que passaram pelo Parlamento Jovem da assembleia.

Senado e Ministério da Educação difundem obras de Madu pelo Brasil

A Coleção em Miúdos, escrita por Madu, é impressa atualmente pelo Senado Federal em parceria com a Câmara Municipal de Pouso Alegre. O material está disponível gratuitamente na versão digital pela Biblioteca do Senado e também na versão impressa para instituições que solicitem o material. Ela cedeu os direitos autorais para o Senado.

O Ministério da Educação vai lançar as obras na plataforma Avamec, que oferece publicações, livros e conteúdos a mais de 3 milhões de educadores que podem utilizar esses materiais nas salas de aula.

Madu começou a escrever a primeira obra da coleção, em 2014, com o título ‘Constituição em Miúdos’. As próximas foram Cartilha de Atividades, Constituição em Miúdos II, Lei Maria da Penha em Miúdos e Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos. “É voltado para o público infantil, adolescente, mas na verdade, para qualquer pessoa por ter uma linguagem mais acessível.”

Escritora cria novas obras com fácil acesso a leis

O legado de Madu Macedo começa com a escola do legislativo, a divulgação das obras da Coleção em Miúdos que se difundem em todo o Brasil e continua após a aposentadoria. Em maio, será lançado em Belo Horizonte, o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos e ela entregou ao Senado o Código do Consumidor em Miúdos, para ilustração e lançamento no segundo semestre.

“O projeto novo que estou agora estudando é sobre o Estatuto do Idoso e o Estatuto do Deficiente, que se Deus quiser, serão as próximas obras que eu vou entregar.” A escritora mostra que a aposentadoria foi um impulso para ampliar os projetos que podem ajudar ainda mais a sociedade. “Escrever, ter essa visão de melhorar o mundo através disso, para levar esse conhecimento para o maior número de pessoas, ainda continua sendo o meu sonho.”

Mais Lidas