Empresas que estão nos 445 municípios mineiros com decreto de calamidade ou emergência devido à chuvas, têm direito à linha de crédito emergencial do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O intuito é oferecer taxas e benefícios competitivos para a economia se reerguer nesses locais. O pedido de empréstimo de até R$ 480 mil pode ser feito no SEBRAE, que é o correspondente bancário do BDMG Solidário. Ele é destinado a micro e pequenas empresas com municípios de até 700 mil habitantes. A avaliação do crédito é feita pelo banco.
O gerente regional do SEBRAE Pouso Alegre, Anderson Faria destaca que as características dessa linha de crédito favorecem a recuperação das empresas. É possível solicitar até R$ 480 mil a depender do setor e situação da empresa. O pagamento tem como vantagens carência de seis meses para a primeira parcela, parcelas fixas, parcelamento em até três anos e taxa de 0,5%.
Como solicitar o crédito emergencial
Entre as cidades contempladas na regional do SEBRAE Pouso Alegre estão o próprio município, Congonhal, Careaçu, Espírito Santo do Dourado, Paraisópolis, Inconfidentes, Maria da Fé, Senador Amaral e Sapucaí Mirim. O gerente do SEBRAE lembra que basta procurar o SEBRAE para ter mais informações ou solicitar o crédito emergencial. O endereço é Rua Coronel Herculano Cobra, 145, Centro e o contato pode ser feito também pelo (35) 3422-9022. Um site foi criado para fazer a solicitação em locais onde não há agência.
Com empresas que perderam produtos, estoque, sistemas e até tiveram problemas na estrutura devido às chuvas, a economia em diversas cidades do Sul de Minas foi afetada. Anderson lembra que quando há linhas de crédito que beneficiam o público da região com atrativos diferenciados, a procura, sempre é alta. A lista de municípios com decreto reconhecido pela Defesa Civil está em http://www.defesacivil.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14.