Um incêndio destruiu o andar térreo de um sobrado no bairro Fernandes, por volta de 17h30, em Santa Rita do Sapucaí. A casa onde mora o produtor e decorador de eventos, Nilo Capistrano, também era o local de armazenar os materiais de trabalho dele. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto Ramos, os materiais que estavam no andar térreo fizeram o fogo se propagar rapidamente, conta Ramos. No local estava apenas um cachorro que foi socorrido após inalar fumaça. Morador conta que fogo consumiu toda a casa, móveis, objetos de trabalho e itens de decoração e estimativa é de R$ 200 mil de prejuízo.
O comandante Ramos mora no bairro e foi acionado pela população. “O fogo deu início na parte debaixo, não se sabe as causas, se foi um curto circuito ou coisa parecida. Porém, devido a esse material, a essa combustão muito fácil, o fogo rapidamente tomou uma proporção muito grande.” Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar em cerca de dez minutos já estavam no local e iniciaram o atendimento. Em seguida foi acionado um caminhão pipa e o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre.
A ação de combate ao fogo começou com ajuda da população, “vizinhos, moradores, nós percebemos várias pessoas que tinham curso de brigada (de incêndio) de empresas, que foram voluntárias, que foram importantes nesse trabalho”. Ramos reforça que não houve vítimas. “O Corpo de Bombeiros resgatou um cachorro que estava ao fundo, bem protegido, porém tinha muita fumaça, muita coisa queimando.” Na ocorrência foram utilizados dois caminhões tanque, com mais de 8 mil litros de água, além do veículo dos bombeiros. O Samu esteve no local, mas, ninguém ficou ferido.
Situação do imóvel continua em acompanhamento
A parte térrea do imóvel foi totalmente consumida pelo fogo. O local tinha cômodos na parte inferior do sobrado e atrás, ficava a área de armazenamento dos materiais de festas. A parte superior do imóvel foi atingida apenas com fumaça e fuligem, sendo que o fogo atingiu apenas. A Defesa Civil e Guarda Civil Municipal estiveram novamente no local na manhã desta quarta-feira (02/03). O local passa por vistoria da Defesa Civil para analisar se há risco na estrutura do imóvel.