Notícia

Pilotos morrem em dois acidentes com parapentes em MG no fim de semana

Em Governador Valadares, vídeo mostra momento da queda; já em São Sebastião da Bela Vista, vítima caiu de de cerca de 100 metros de altura

Iago Almeida / 28 fevereiro 2022

O fim de semana foi marcado por dois acidentes com parapentes em Minas Gerais. Em São Sebastião da Bela Vista, no Sul do estado, um boliviano de 40 anos morreu após saltar de um parapente sem a trava de segurança na serra do Paredão, no sábado (26/02). Já em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, um homem de 41 anos também morreu após sofrer um acidente no Pico do Ibituruna, no domingo (27/02).

São Sebastião da Bela Vista

Um boliviano, de 40 anos, caiu em queda livre de um parapente de uma altura de cerca de 100 metros no último sábado (26/02), na Rampa do Voo Livre, em São Sebastião da Bela Vista. De acordo com testemunhas, Nelson Alexander saltou sem prender a trava de segurança, conseguiu se segurar por um tempo no equipamento e depois caiu.

O acidente aconteceu por volta das 12h, segundo o Corpo de Bombeiros. O local é também é conhecido como Pista do Mortadela e fica na serra do Paredão, um local que costuma reunir cerca de 200 turistas e pilotos de parapente, asa delta e outros esportes, nos finais de semana.

Vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e teve politraumatismo contuso / Foto: Corpo de Bombeiros

Nelson era natural da Bolívia, mas morava em São Paulo. Esportista, ele era considerado por amigos e companheiros da prática como um piloto experiente, tendo cerca de 5 anos de prática no esporte radical.

Após a queda, amigos do piloto que estavam no local tentaram prestar os primeiros socorros, mas não tiveram sucesso. A causa da morte foi confirmada como politraumatismo contuso, segundo a necropsia, ou seja, o mesmo que múltiplas lesões causadas ao corpo por forças de natureza externa, como impacto e queimaduras.

Não há informações sobre o velório e enterro da vítima, pois a família não autorizou que as informações fossem repassadas à imprensa, segundo informou o Clube Sul Mineiro de Voo Livre.

Capacete do piloto foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros / Foto: Corpo de Bombeiros

Governador Valadares

O outro acidente foi registrado em Governador Valadares, na Região do Rio Doce. Valdemiro Martins Rafael, de 41 anos, morreu depois que o parapente dele perdeu altitude e caiu rodopiando, em um movimento de parafuso. O caso aconteceu neste domingo (27/02).

O piloto era natural de Catalão, em Goiás. Pessoas que estavam no Pico da Ibituruna, a 1.123 metros de altitude, gravaram o momento do acidente e o vídeo viralizou nas redes sociais. No momento do acidente acontecia um evento de voo livre no local.

Jeferson Leal Silva, presidente da Associação de Voo Livre Ibituruna, organizador do evento que está sendo realizado na cidade, as causas do acidente serão apuradas. Ele ainda afirmou que estava em andamento um momento em que os pilotos podiam voar livremente, chamado de free flight. Valdemiro estaria treinando para o Campeonato Mineiro, que terá início nesta segunda-feira (28).

Valdemiro Martins Rafael, de 41 anos, era natural de Catalão, em Goiás / Foto: Redes Sociais

“Era um piloto que possuía certa experiência. Estamos aguardando a comissão que estava no Pico. Vai ser analisado o equipamento dele para descobrir o que ocorreu e porque ele não acionou o equipamento reserva”, informou o presidente da AVLI, em entrevista ao g1 Vales de Minas Gerais. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate e constatou a gravidade da situação do piloto, que foi imobilizado em prancha. Assim, o helicóptero Pégasus, da Polícia Militar também foi acionado para agilizar o socorro e transportou a vítima até um clube da cidade, onde uma unidade avançada do Samu já estava a espera. Entretanto, a equipe constatou que a vítima já não tinha sinais vitais.

Mais Lidas