Moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas, viveram um momento de tensão na noite dessa quinta-feira (24/02) após sentirem um tremor de terra por volta das 21h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o tremor foi mais sentido na Zona Oeste da cidade, especificamente no bairro Country Club.
Ainda segundo os Bombeiros, os militares receberam diversas ligações sobre a ocorrência, mas não realizaram nenhuma ação de intervenção direta, uma vez que não foi relatado nenhum dano estrutural em imóveis. Ainda não se sabe o que teria causado o tremor.
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foi registrado um tremor de terra de magnitude 2.7 na Escala Richter em São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo. O município fica a cerca de 50 quilômetros de distância de Poços de Caldas. Assim, moradores da cidade mineira, de Andradas, e outras localidades de São Paulo sentiram o tremor, como São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul e Santo Antônio do Jardim.
Abalos
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções e magnitude maior que 9 destruição total com ondulações visíveis.