Notícia

Hidrômetros são furtados de 136 imóveis de Pouso Alegre em dois meses

Furto do equipamento deixou casas e empresas sem água temporariamente e população relata insegurança

Nayara Andery / 24 fevereiro 2022

Denúncias de furto de hidrômetros em Pouso Alegre chegaram ao Terra do Mandu nas últimas semanas. Segundo a Copasa, concessionária de água e esgoto, já são 136 aparelhos furtados. Nesta terça-feira (22/02), a reportagem contou o caso de uma pizzaria que ficou fechada após o furto do equipamento. Câmeras de segurança flagraram um homem retirando e levando o hidrômetro em menos de um minuto, por volta das 7h. Novas denúncias são relatadas pelos moradores do município.

Os transtornos para quem é vítima variam desde a falta de água até a sensação de insegurança de ter um item necessário para receber água no imóvel, simplesmente levado por um criminoso. No bairro Centro, a reportagem apurou dois casos. Uma empresa localizada na Rua Bernardino de Campos ficou sem água no final de dezembro de 2021 e viu que teve o hidrômetro furtado. Um morador do Centro que prefere não ser identificado, também passou por essa situação em 30 de janeiro. “Simplesmente arrebentaram a fita que prende o hidrômetro ao encanamento e roubaram.” Ao acionar a concessionária para instalar novo aparelho, soube que ação de criminosos tem sido frequente em Pouso Alegre.

Egonn Hendrigo Carvalho Silva, gerente regional da Copasa, informa que a “gerência regional abrange 33 municípios, mas, até o momento tivemos esse tipo de ocorrência apenas em Pouso Alegre”. Clientes que têm o hidrômetro furtado recebem outro equipamento gratuitamente da Copasa, desde que seja apresentado o boletim de ocorrência. O prazo para instalação é de até 48h. O contato pode ser feito de outras formas pelo telefone 115, site, aplicativo da Copasa ou atendimento presencial.

Clientes que tiverem o boletim de ocorrência podem entregar na “agência de atendimento presencial, sem haver qualquer necessidade de agendamento”. A importância do boletim é para ajudar a evitar mais crimes como esses. “Tudo isso contribuirá para que a Copasa e as autoridades policiais identifiquem os responsáveis não só pelo furto, mas, também pela receptação desses materiais.”

População espera solução para esse tipo de crime

Apenas 43 boletins de ocorrência foram registrados até o momento, na Polícia Militar. A população reclama da insegurança com esses furtos, que ocorrem até à luz do dia, como flagrou a câmera da pizzaria por volta de 7h e quer que alguma providência seja tomada. O hidrômetro é um equipamento instalado sempre na área externa dos imóveis, para facilitar a leitura do consumo do imóvel, que é feita por agentes da Copasa.

Ao ser questionada sobre esses crimes, a instituição enviou uma nota. “A Polícia Militar constantemente realiza abordagens de pessoas suspeitas, inclusive durante as madrugadas. Também realiza orientações da comunidade, com dicas de autoproteção. Assim, como realiza operações focadas em autores de receptação na cidade de Pouso Alegre.”



Mais Lidas