Notícia

FOTOS: Fortes chuvas causam estragos em Ouro Fino e Cristina

Temporal foi alertado pelo Inmet nesta quarta-feira (23/02) e causou estragos em vários pontos das cidades; parte de ponte caiu

Iago Almeida / 24 fevereiro 2022

Como esperado e alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes chuvas atingiram algumas cidades da região nesta quarta-feira (23/02) e causaram estragos em alguns pontos. As cidades de Ouro Fino e Cristina sofreram com os temporais.

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, foram registrados 50mm de chuva em 20 minutos, nesta quarta-feira. O valor é “basicamente metade da previsão para fevereiro”, afirma o subprefeito, João Paulo Silva. Áreas ficaram alagadas, sem danos, aponta a prefeitura.

Ouro Fino

Em Ouro Fino, as chuvas derrubaram diversas árvores e destelharam casas em diversos pontos da cidade. Além disso, houve corte de energia elétrica e algumas famílias foram afetadas. Segundo a Defesa Civil, não houve vítimas, apenas danos materiais. 

Os pontos mais atingidos foram na Avenida dos Palomo, próximo ao Colégio Abnara e Tênis Clube, o bairro Bela Vista e Rua Humaitá, no bairro Várzea.

“Destelhou algumas casas, atingiu algumas residências. Tem árvores que o galho caiu na fiação e o pessoal da manutenção estava no local”, afirmou a Defesa Civil. “Por estar sem energia, escuro e ter pinguela não teve como Defesa Civil acessar locais de casas destelhadas”, completou.

“Tem que fazer captação de água pois a chuva afunila nessas residências, pois a maioria delas é abaixo do nível da rua (no bairro Bela Vista). Tem um loteamento novo para cima, de onde a água desce e acaba atingindo, assim como foi em 2016 foi ontem, de novo”, disse a Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (24/02), a prefeitura organizou uma força tarefa para limpar os locais atingidos e retirar as árvores que caíram.

A Prefeitura de Ouro Fino, através da Secretaria de Limpeza, Obras e Serviços Gerais, equipe da Defesa Civil e DMAAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto, numa verdadeira força tarefa, reuniu servidores e maquinários e está realizando os trabalhos de retiradas dos galhos e podas das árvores além da limpeza das ruas com o caminhão pipa do DMAAE”, afirmou em nota. “Para o restabelecimento de energia elétrica a Cemig já foi comunicada para os devidos reparos”, completou a nota.

Foto: Prefeitura de Ouro Fino

De acordo com uma moradora, uma tubulação passa dentro do seu terreno e não está suportando o volume de águas nos períodos chuvosos, tem causado desconforto e preocupação.

“Preciso que a Ouvidoria Dmaae venha resolver nosso problema que a anos a gente reclama e nada é resolvido. Passa tubulação dentro do nosso terreno que não suporta tanta água e acaba com nosso terreno. Hoje mesmo nossos funcionários estão arrumando o estrago”, escreveu ela nas redes sociais. 

Foto: Luana Nunes

Cristina

Em Cristina, a chuva forte desta quarta-feira causou estragos, principalmente, nos bairros Beleza, Tocos, Caetés e Paciência. Parte de uma ponte que liga os bairros dos Tocos ao do Soares rompeu e o local precisou ser interditado.

De acordo com a Prefeitura Municipal, nesta quinta-feira (24) estão sendo realizados os serviços necessários para normalizar o acesso dos moradores destes bairros. Por meio das redes sociais, o prefeito Ricardo Pereira Azevedo afirmou que logo pela manhã equipes da Prefeitura iriam ajudar as famílias que foram atingidas pelos temporais. 

“Amanhã logo cedo nossos funcionários estarão se deslocando para o local a fim de fazer os serviços necessários para normalizar o acesso dos moradores da região”, escreveu a prefeitura nas redes sociais.

Além disso, a Administração Municipal recomeçou a limpeza das margens dos rios, em pontos onde ainda não havia sido feita, buscando a prevenção de enchentes e alagamentos na cidade; os trabalhos tiveram início em 2021 e foram paralisados pelas chuvas, retornando agora.

Foto: Prefeitura de Cristina

Foto: Prefeitura de Cristina

O que disse a Cemig

De acordo com a Cemig, logo após o temporal que atingiu algumas cidades, as equipes atuaram na eliminação de situações de risco à população, como cabos partidos, e no restabelecimento de grandes blocos de clientes. Confira a nota completa abaixo:

“Logo após o temporal que atingiu algumas cidades do sul de Minas nesta quarta-feira (23/2), a Cemig atuou prontamente na eliminação de situações de risco à população, como cabos partidos, e no restabelecimento de grandes blocos de clientes. Foram registradas quedas de árvores sobre a rede elétrica, com rompimento de cabos e quebra de postes, e lançamento de objetos na fiação pela força dos ventos. Durante a noite de ontem e madrugada de hoje as equipes trabalharam de maneira contínua, concluindo o restabelecendo do fornecimento de energia. A Cemig ampliou o número de equipes, com reforço de profissionais para agilizar a normalização do fornecimento à totalidade dos clientes o mais breve possível. Nesta manhã, os trabalhos continuaram para atender ocorrências pontuais“, informou.

Mais alerta de chuvas

E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para chuvas intensas em várias cidades do Sul de Minas entre esta quinta-feira (24/02) e sexta-feira (25/02). De acordo com o instituto, poderão ser registrados ventos intensos de 40 a 60 km/h e chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também é esperada a queda de granizo em algumas cidades.

Ainda segundo o instituto, há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira para cidades como Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Cambuí, Santa Rita de Caldas, Congonhal, dentre outras. Confira todas as cidades que estão em alerta, clicando aqui.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Inmet

Mais Lidas