Região

Medidas preventivas em carnaval podem ajudar a reduzir novos picos de Covid

Alerta é de epidemiologista e professor que coordena estudo da pandemia no Sul de Minas

Nayara Andery / 21 fevereiro 2022

O cancelamento das festas de carnaval na maioria das cidades nem sempre significa que as pessoas não vão se aglomerar. Atitudes preventivas podem ajudar a evitar novos picos de Covid, como aconteceu no Brasil, em feriados anteriores. A média diária da doença no Sul de Minas chegou a cerca de 7 mil casos em janeiro, além do aumento da transmissão, internações e mortes em MG.

A variante Ômicron mantém a alta transmissibilidade da doença no país, mas, os casos diários começaram a cair para  aproximadamente 3 mil em fevereiro, no Sul de Minas. Para especialistas em saúde, a continuidade dessa queda precisa de medidas preventivas à doença, como evitar viajar e se reunir no feriado.

O epidemiologista e professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sinézio Inácio da Silva Júnior, coordena o boletim semanal IndCovid que analisa a pandemia no estado. Ele comenta que os casos de Covid reduziram, mas, a esperança de prevenir novos picos está na vacinação e manutenção de medidas preventivas. Confira a reportagem em vídeo.

 

Mais Lidas