Região

Tempestades: Inmet emite dois alertas para a região de Pouso Alegre

Um dos alertas diz que há possibilidade de chuvas intensas até esta sexta-feira (18/02); SIMGE/IGAM cita que poderá haver queda de granizo

Iago Almeida / 17 fevereiro 2022



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para Tempestades e Chuvas intensas em Pouso Alegre e cidades da região, entre esta quinta-feira (17/02) e sexta-feira (18/02). Além disso, o SIMGE/IGAM também alertou para Tempestade Severa com granizo, vendaval e chuva forte nas próximas horas.

Os alertas do Inmet são válidos para várias cidades como Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Cambuí, Santa Rita de Caldas, Congonhal, dentre outras. Confira todas as cidades que estão em alerta, clicando aqui.

Enquanto isso, o alerta do IGAM é válido para Borda da Mata, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Gonçalves, Ipuiúna, Paraisópolis, Pouso Alegre, Sapucaí-Mirim, Senador José Bento, Tocos do Moji. Confira abaixo o que esperam os especialistas:

Tempestades

O primeiro aviso é válido até às 18h desta quinta-feira (17/02). Segundo o Inmet, haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Além disso, há possibilidade de baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Fonte: Inmet

Chuvas Intensas

Já o segundo aviso vale até às 10h20 desta sexta-feira (18/02). Segundo o Inmet, haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, há possibilidade de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Fonte: Inmet

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas