Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Morador registra momento exato em que raio cai no Sul de Minas

Douglas Rodrigues, morador de Juruaia, no Sul de Minas, registrou uma imagem impressionante do momento exato em que um raio cai na cidade. O registro foi feito durante as chuvas da última terça-feira (15/02), no início da noite.

Segundo o morador, ele gravava o vídeo da janela do seu quarto, no bairro Mirante, para enviar para o sobrinho. Quando o estouro aconteceu, ele disse que correu no impulso, achando que deveria cair mais. Veja o vídeo:

https://twitter.com/terradomandu/status/1494387202385756162

 

Segundo dados informados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), na terça-feira (15/02), em Juruaia, no período entre 16h e 23h59, houve 599 raios, sendo que 217 deles tocaram o solo.

Minas Gerais é um dos estados com a maior incidência de raios do Brasil. As características geográficas e meteorológicas do estado são os motivos para a grande incidência de descargas atmosféricas no estado. Em dezembro de 2021, foram  1.113.197 raios entre os 1° e 24 em Minas Gerais, segundo os dados de satélite do Earth Networks

“Durante o verão, é comum a formação de nuvens cumulonimbus, que produzem raios e chuva de granizo”, afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Sair da versão mobile