Região

Temporal transforma rua em ‘cachoeira’ em Soledade de Minas; cabeça d’água é registrada

Pelo menos quatro comércios e 35 casas foram atingidos pela água na cidade; cerca de 85 pessoas ficaram desalojadas

Iago Almeida / 07 fevereiro 2022

Foto: O Popular Net

Cidades da região estão sofrendo com as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias, especialmente no fim de semana. Em Soledade de Minas, um temporal causou estragos e assustou moradores neste domingo (06/02).

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 85 pessoas ficaram desalojadas, mas já estão recebendo apoio e retornando para as residências. Além disso quatro comércios e 35 casas foram atingidos pelas águas.

“Uma chuva torrencial provocou uma cabeça d’água e a enxurrada desceu os morros levando tudo”, informou a Defesa Civil. A Prefeitura Municipal, entretanto, ainda não fez o levantamento das vítimas.

Moradores registraram, em vídeos, a quantidade de água que descia por uma rua do bairro Nossa Senhora de Fátima, o que transformou o local em uma verdadeira “cachoeira”. “Essa água toda desceu para o centro, que fica na parte baixa e invadiu casas e comércios”, explicou a Defesa Civil.

A zona rural da cidade também foi afetada; plantações ficaram cobertas pela água, mas não há ainda o levantamento das perdas. Parte de uma ponte caiu e o local foi interditado no bairro Nossa Senhora de Fátima; com isso os moradores estão tendo que fazer um desvio pois há risco de mais desmoronamento.

Pela situação, a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência. Além disso, as aulas da rede municipal, que voltariam nesta segunda-feira, foram adiadas. A prefeitura pediu ainda para a população economizar água, devido ao rompimento de uma tubulação e a obstrução de uma bomba de captação. 

“Pedimos a toda a população que economize água de seus reservatórios. Devido às fortes chuvas de ontem, ocorreu o rompimento da tubulação na Conquista e a bomba da Abrão Kalil foi obstruída”, escreveu a prefeitura pelas redes sociais.

Uma campanha já foi iniciada na cidade, pela Prefeitura e CRAS, para ajudar as famílias vítimas da chuva. Estão sendo recolhidas doações de itens de limpeza, higiene, alimentos, móveis, colchões e roupas. Elas podem ser entregues no CRAS da cidade.

Mais Lidas