Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

IFSULDEMINAS abre 8 mil vagas em seis cursos gratuitos na modalidade EaD

Instituto Federal do Sul de Minas, campus Pouso Alegre / Foto: IFSULDEMINAS

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do Programa Novos Caminhos/Pronatec, abriu mais uma seleção de estudantes interessados em realizar cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EaD) neste primeiro semestre de 2022; as aulas ocorrerão de fevereiro a julho de 2022 e serão integralmente on-line.

Ao todo são disponibilizadas 8.000 vagas em 06 cursos em diversas áreas nos campus de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Três Corações, Inconfidentes, Passos, Muzambinho, Machado e Carmo de Minas.

É preciso possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo (9º ano) e idade mínima de 16 no ato da inscrição. Confira na tabela abaixo a relação de cursos, vagas, requisitos e período da oferta:

Como realizar inscrição?

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 1° a 14 de fevereiro. Antes, o IF havia anunciado que seriam presenciais, mas, agora poderão ser online através do site. O candidato pode ir também presencial em um dos Polos de Apoio Presencial ou Parceiros, de acordo com a disponibilidade de atendimento constante no anexo II e levar preenchido este formulário de inscrição. Os Requisitos para inscrição estão descritos no item 05 do edital.

“Vale lembrar que não é permitido realizar dois cursos do Programa Novos Caminhos/Pronatec, mesmo em instituições diferentes, ao mesmo tempo. Se inscrito e selecionado em dois cursos, a instituição reserva-se no direito de matriculá-lo em apenas um”, informou o instituto.

Seleção e Resultado

A forma de seleção será por “Sorteio Eletrônico”. Assim, o IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante deverá enviar a seguinte documentação, por meio digital, em período a ser determinado após a matrícula:

Todos os cursos serão ofertados pela plataforma digital MOODLE e emitirão certificado de conclusão para os estudantes que atingirem média mínima de 60 por cento de aproveitamento, preencherem a avaliação institucional do curso e enviarem a documentação solicitada, conforme instruções a serem fornecidas posteriormente.

A abertura das turmas estará condicionada ao preenchimento de 75 por cento por cento das vagas ofertadas em cada turma.