O Ministério da Saúde credenciou 6.500 leitos de UTI em todo Brasil, antes destinados apenas para tratamento da Covid-19, agora habilitados também para uso convencional, aumentando a oferta aos demais pacientes, que necessitam de outros cuidados intensivos em todo o Brasil e reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 590 leitos foram destinados para Minas Gerais.
No Sul de Minas foram escolhidos oito hospitais, sendo que o único que ainda não tinha UTI convencional era o Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí, que agora receberá nove leitos convencionados. No Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, também serão habilitados 9 leitos para uso convencional.
Os novos leitos começam a atender a todos os pacientes a partir de 1º de março de 2022. A medida foi publicada em nota técnica. Confira abaixo a lista dos outros hospitais da região que serão contemplados:
- Santa Casa de Alfenas (9)
- Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé (9)
- Aisi Hospital de Clínicas de Itajubá (9)
- Santa Casa de Poços de Caldas (9)
- Casa de Caridade de São Lourenço (9)
- Hospital Regional do Sul de Minas – Varginha (9)
O assunto já vinha sendo debatido junto aos representantes dos estados e municípios desde que os números da pandemia começaram a arrefecer no Brasil, e a demanda por UTI Covid-19 apresentava queda. Durante outros momentos da pandemia, cerca de 26 mil leitos chegaram a ser habilitados, com recursos financiados do orçamento extraordinário, garantindo a pronta resposta ao agravamento das infecções.
“O município foi classificado como microrregional complementar, uma notícia de extrema importância, visto que Santa Rita do Sapucaí e a região passarão a contar com mais este suporte na área da saúde, e o Hospital poderá funcionar com mais autonomia e ampliar os serviços prestados. Todos os esforços empreendidos pelo município e todos os envolvidos para o credenciamento dos leitos de UTI, no início da pandemia, resultaram em bons frutos para o município, e toda população, continuamos seguindo o propósito de ouvir e cuidar das pessoas”, comemorou a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.