Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (25), os vereadores aprovaram o projeto de lei 1.269/2022 que viabiliza a construção de um Parque de Exposições em Pouso Alegre. O projeto autoriza o Poder Executivo a receber imóveis como adiantamento de área verde e de área institucional em processo de desapropriação administrativa amigável.
A Prefeitura Municipal divulgou em dezembro do ano passado as primeiras imagens do futuro Parque de Exposições do município. Além de ser um local de eventos e lazer, o espaço deve contribuir com a redução de alagamentos, segundo o Executivo. Isso porque a construção do parque faz parte do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão das Mortes e visa combater enchentes e alagamentos na região dos bairros Vale das Andorinhas, Fátima III e Faisqueira.
Entre as estratégias que devem ser adotadas pelo município para o controle dos alagamentos estão ações estruturais como a construção de sistemas de drenagem e bacias de retenção além de sistemas de áreas verdes.
O Parque de Exposições será construído após o bairro Vale das Andorinhas e contará com uma bacia de retenção de águas pluviais com uma lagoa com extensão de 18.600m².
No entorno do lago será construída uma estrutura para realização de eventos e lazer. O Parque a ser construído em uma área de 65.000m² contará com pista de caminhada, espaço multiuso para eventos de 11.000m², trilha ecológica, praça de alimentação, parque infantil, espaço pet, gramado para piquenique, estacionamento, banheiros, academia e área para prática de esportes com quadras de tênis, areia, vôlei e basquete.