
Davi Castro recebeu vacina da Pfizer, em início da campanha em Pouso Alegre. Imagem Valquíria de Souza (mãe).
Quem tem entre 6 e 17 anos pode receber a CoronaVac a partir desta semana em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (24/01) serão distribuídas 400 mil doses do imunizante para o estado imunizar esse público. Ministério da Saúde liberou uso da CoronaVac para essa faixa etária, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na quinta-feira (20/01). Anvisa vetou uso apenas para pessoas com baixa imunidade. Imunizante fabricado pelo Instituto Butantan e Sinovac já é aplicado em São Paulo desde a aprovação.
Apenas a vacina da Pfizer era aprovada no Brasil para a faixa de 5 a 11 anos, mas, a aplicação começou em 14 de janeiro e dependia da chegada de doses. Com a aprovação da CoronaVac, secretarias de saúde esperam acelerar a campanha do público de até 11 anos. Na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre a previsão é receber os imunizantes nesta terça-feira (25/01), mas, não há informações sobre número de doses. A campanha infantil segue com doses da Pfizer, mas, cada município tem cronograma próprio.
A volta às aulas, que em Minas Gerais costuma ser no início de fevereiro representa também a necessidade de ter esse público imunizado, reforçam especialistas de saúde. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos até o final de março. “Vamos utilizar as 400 mil doses que Minas tem estocadas para vacinação do público de 6 a 17 anos”, afirmou o governador Romeu Zema, via Twitter.
Vacina segura para uso em crianças e adolescentes
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na semana passada, “aos pais e mães, meninos e meninas, a CoronaVac é a vacina mais segura entre todas as utilizadas no mundo, além de ser a vacina mais utilizada na população de três a 17 anos, com mais de 211 milhões de doses aplicadas ao redor do mundo.” Ele acrescentou “os dados indicam isso claramente, que é uma vacina muito eficiente”.