Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

MG distribui 400 mil doses de Coronavac para crianças e adolescentes

Davi Francisco de Souza Castro recebeu vacina da Pfizer em início da campanha em Pouso Alegre. Imagem Valquíria de Souza (mãe).

Davi Castro recebeu vacina da Pfizer, em início da campanha em Pouso Alegre. Imagem Valquíria de Souza (mãe).

Quem tem entre 6 e 17 anos pode receber a CoronaVac a partir desta semana em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (24/01) serão distribuídas 400 mil doses do imunizante para o estado imunizar esse público. Ministério da Saúde liberou uso da CoronaVac para essa faixa etária, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na quinta-feira (20/01).  Anvisa vetou uso apenas para pessoas com baixa imunidade. Imunizante fabricado pelo Instituto Butantan e Sinovac já é aplicado em São Paulo desde a aprovação.

Apenas a vacina da Pfizer era aprovada no Brasil para a faixa de 5 a 11 anos, mas, a aplicação começou em 14 de janeiro e dependia da chegada de doses. Com a aprovação da CoronaVac, secretarias de saúde esperam acelerar a campanha do público de até 11 anos. Na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre a previsão é receber os imunizantes nesta terça-feira (25/01), mas, não há informações sobre número de doses. A campanha infantil segue com doses da Pfizer, mas, cada município tem cronograma próprio.

A volta às aulas, que em Minas Gerais costuma ser no início de fevereiro representa também a necessidade de ter esse público imunizado, reforçam especialistas de saúde. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos até o final de março. “Vamos utilizar as 400 mil doses que Minas tem estocadas para vacinação do público de 6 a 17 anos”, afirmou o governador Romeu Zema, via Twitter.

Vacina segura para uso em crianças e adolescentes

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na semana passada, “aos pais e mães, meninos e meninas, a CoronaVac é a vacina mais segura entre todas as utilizadas no mundo, além de ser a vacina mais utilizada na população de três a 17 anos, com mais de 211 milhões de doses aplicadas ao redor do mundo.” Ele acrescentou “os dados indicam isso claramente, que é uma vacina muito eficiente”.

Sair da versão mobile