Notícia

Copasa conclui obras e abastecimento é normalizado em bairros de Pouso Alegre

Após reclamações de moradores e pressão do poder público, nova rede adutora foi construída para abastecimento do Cidade Jardim e região

Nayara Andery / 24 janeiro 2022

Abastecimento é normalizado no Portal das Hortênsias e Portal das Camomilas / Foto: Ascom PMPA

Após reclamação de moradores de vários bairros e pressão por parte do poder público, que ameaçou rescindir o contrato, a Copasa informou nesta segunda-feira (24/01) que concluiu as obras de construção de uma nova rede adutora de água sobre o rio Sapucaí-Mirim, em Pouso Alegre, na última sexta-feira (21/01). Com isso, a empresa afirmou que o abastecimento de água foi normalizado na manhã de sábado (22/01) no bairro Cidade Jardim e região.

A nova rede adutora vai ajudar no abastecimento dos bairros Belvedere, Caiçara, Cidade Jardim, Dona Nina, JK, Portal Ipiranga e Shopping, que vinham sofrendo com constante falta de água desde o início de 2022. De acordo com a Copasa, ela foi construída em substituição a que foi danificada no leito do rio Sapucaí-Mirim, no dia 6 de janeiro, em razão do aumento do nível do manancial, provocado pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade.

“Desde então, o fornecimento de água aos moradores das regiões afetadas vinha sendo complementado por caminhões-pipa disponibilizados pela companhia e apenas alguns imóveis apresentavam intermitências no abastecimento”, disse a Copasa.

Na sexta-feira, o prefeito Rafael Simões informou que havia notificado a empresa sobre o problema e que a empresa teria 48 horas para apresentar justificativa técnica pelo motivo do desabastecimento, para que o município não tivesse que tomar medidas administrativas ou mesmo judiciais cabíveis, visando assegurar a adequação na prestação de serviços e o fiel cumprimento das normas contratuais.

“A companhia informa também que já prestou todos os esclarecimentos solicitados à Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e que não recebeu nenhum boletim de ocorrência, notificação ou ação judicial sobre rompimento de contrato até o momento”, afirmou a empresa. “A Copasa esclarece que continua trabalhando normalmente para atender o município com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, concluiu a empresa.

Entramos em contato com moradores dos condomínios Portal das Hortênsias e Portal das Camomilas, no bairro Cidade Jardim, que vinham sofrendo com constante falta de água desde o começo do ano. Segundo eles, durante o fim de semana o abastecimento foi realizado normalmente e não houve registro de falta de água nos apartamentos. “Eles foram nos condomínios e nos informaram que havia normalizado. Realmente no final de semana foi tranquilo”, disse um dos moradores.

Entramos ainda em contato com a Prefeitura Municipal na tarde desta segunda-feira (24/01), para tratar sobre o assunto, mas não obtivemos retorno.

Denúncias

Na última semana, a prefeitura criou um canal de denúncias contra a Copasa e Cemig para que os moradores possam denunciar as irregularidades nos serviços oferecidos pelas empresas, como a falta de água e energia, esgoto a céu aberto e má recuperação do asfalto, entre outras. Para denunciar basta acessar o site.

Abastecimento é normalizado no bairro Cidade Jardim após construção de nova adutora de água / Foto: Ascom PMPA

Mais Lidas