A Prefeitura de Itajubá, através das Secretarias de Obras e Defesa Social, realizou uma força tarefa de limpeza no Rio Sapucaí em parceria com o 4° Batalhão de Engenharia de Combate. O objetivo é evitar o represamento de água embaixo das pontes e o desmoronamento de terra nas margens do Rio Sapucaí, principalmente em caso de novas chuvas e um possível aumento do seu nível.
A ação retirou do Rio Sapucaí os galhos e troncos de árvores que foram arrastados com as fortes chuvas do início do mês e que ficaram represados nos pilares de algumas pontes. Ao todo, foram recolhidas quase 2 toneladas de material. Cerca de 30 homens participaram da ação. Eles utilizaram duas embarcações, caminhão munck, retroescavadeira e motosserras.
“A Prefeitura de Itajubá agradece imensamente a parceria do 4° Batalhão de Engenharia de Combate, tradicional instituição militar muito atuante nas ações de proteção e defesa do município”, escreveu a prefeitura nas redes sociais.
Mais estragos nesta semana
A cidade foi castigada com uma nova chuva forte que caiu nesta quinta-feira (20/01) e causou estragos em vários pontos. De acordo com a Prefeitura Municipal, árvores caíram em ruas e avenidas. Uma força tarefa foi promovida nesta sexta-feira (21/01) para limpeza dos locais atingidos e desobstruções das vias.
As equipes da prefeitura trabalharam na Marginal do Rio Sapucaí (atrás do Campo do Vasquinho); Avenida Silvestre Antônio Junqueirta Ferraz (próx. Itacil); lhéus (próximo à ponte branca); Avenida Prof. Ivan dos Santos Pereira (próx. ao Ecoponto – Boa Vista); Rua Projetada C (Bahamas) e em área próximo ao Agrícola.
“Também houve a queda de dois postes de energia no bairro Porto Seguro. A CEMIG já foi acionada para comparecer ao local e tomará as devidas providências. As equipes da Prefeitura continuarão atendendo as demandas mais urgentes durante toda a noite a fim de garantir a segurança da população”, disse o Executivo.
Nível do rio
A Prefeitura de Itajubá tem divulgado diariamente em suas redes sociais, às 12h e 19h, o nível atual do Rio Sapucaí medido pela Estação de Monitoramento instalada entre os bairros Imbel e Santa Rosa. No último boletim, o nível do rio estava 33 centímetros acima do nível normal, ou seja, sem riscos de transbordamentos.
“É importante destacar que a Prefeitura, através da Defesa Civil, segue atenta e vigilante, realizando o monitoramento constante dos pontos de controle do nível do Rio Sapucaí, bem como dos ribeirões José Pereira e Anhumas”, afirma a prefeitura.