Pouso Alegre

Duas famílias continuam desabrigadas e morando em escola de Pouso Alegre

Nesta quarta-feira (19/01) mais sete pessoas retornaram para casa no bairro São Geraldo buscando um recomeço após as enchentes

Iago Almeida / 19 janeiro 2022

Famílias estão sendo amparadas desde o último dia 7 de janeiro / Foto: Ascom PMPA

Mais sete pessoas que estavam no abrigo temporário em Pouso Alegre, retornaram para os seus lares nesta terça-feira (18), no bairro São Geraldo. Até o momento, duas famílias, com um total de sete pessoas, permanecem amparadas no local estruturado pela Prefeitura Municipal no CIEM do Fátima desde o último dia 7 de janeiro, após ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram o município.

De acordo com levantamento da prefeitura, cerca de 200 pessoas foram afetadas pelas fortes tempestades neste início de 2022. Deste número, 51 famílias seguiram sendo acompanhadas e parte optou por abrigo na casa de amigos e familiares.

“O nível dos rios, Rio Sapucaí Mirim e Mandu, que passam pela cidade, têm baixado, e após um intenso trabalho, as residências foram avaliadas e liberadas para o retorno dos moradores que seguem sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para as famílias liberadas, a prefeitura tem distribuído kits de materiais de limpeza, higiene pessoal e cestas básicas”, afirmou a prefeitura.

Gesto de solidariedade

A população pouso-alegrense se destacou pela solidariedade. Mesmo com a prefeitura afirmando que estava prestando assistência, os moradores quiseram ajudar e a prefeitura se propôs a receber e entregar as doações de roupas e itens de higiene pessoal para as famílias desalojadas. De acordo com o Executivo, empresas também se movimentaram para doações.

“Nesse triste momento vivido pela população, atuamos em prol de viabilizar necessidades imediatas de moradia, saúde, alimentação e higiene das famílias impactadas. Alinhado a isso, tivemos a procura de empresas e da população buscando maneiras de ajudar. Ficamos honrados e felizes com ações em prol do coletivo”, afirma o prefeito, Rafael Simões.

Bombas de sucção foram instaladas para ajudar na drenagem da água no bairro São Geraldo / Foto: Ascom PMPA

Rios Sapucaí Mirim e Mandu

O nível do Sapucaí Mirim nas últimas 24 horas passou de 1,10 metros para 0,60 centímetros. Já o Rio Mandu, no mesmo período passou de 1,10 metros para 0,80 centímetros.

“A Defesa Civil de Pouso Alegre continua com o monitoramento periódico nas regiões mais afetadas, como o bairro São Geraldo, realizando vistorias constantes na região com o intuito de avaliar possíveis danos e buscar evitá-los”, encerrou a prefeitura.

Nível dos rios que cortam Pouso Alegre continua baixando / Foto: Ascom PMPA

Mais Lidas