Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Tragédia com rocha em Capitólio deixa 5 mortos, 32 feridos e 20 desaparecidos

Duas embarcações foram afundadas por rocha gigante e outra foi atingida. Imagem redes sociais.

Rocha gigante que caiu de cânion em Capitólio, no Sul de Minas, deixou ao menos 32 pessoas feridas, 20 desaparecidos e cinco homens mortos. Ainda não há informações sobre desaparecidos. Samu e bombeiros socorreram vítimas do acidente que foi antes das 12h deste sábado (08/01). Mega operação tem 40 bombeiros (incluindo mergulhadores), Defesa Civil, helicóptero dos bombeiros, Marinha, prefeitura e outras instituições.

As buscas no local continuam e mergulhadores devem parar apenas no período noturno. Em coletiva, o comandante dos Bombeiros de MG, Cel. Edgard Estevo afirma que há estimativa de 20 pessoas desaparecidas até o momento. O trabalho é feito por checagem com testemunhas, familiares e agências de turismo. Ele acrescenta que o helicóptero Arcanjo não teve acesso ao local, devido às condições climáticas.

Vítimas foram levadas para a hospitais da região. Samu inicialmente levou 22 pessoas com ferimentos leves para Santa Casa de Capitólio e sete para o Hospital Municipal de São José da Barra. Esse hospital confirmou que as vítimas ainda estão no local nesta tarde. Demais vítimas foram socorridas no momento, mas, há pacientes que foram levados para Piumhi, porém o hospital não forneceu informações.

Duas vítimas atendidas em Capitólio foram transferidas para Passos. O diretor técnico da Santa Casa de Passos, José Ronaldo Alves, explicou ao Terra do Mandu, o quadro desses pacientes. “Uma senhora de aproximadamente 50 anos que teve um trauma da face e está no bloco cirúrgico para correção pela cirurgia plástica. Ela está estável, aparentemente sem lesões graves. Acabou de chegar um paciente de aproximadamente 25 anos que teve trauma na face, há uma suspeita de mandíbula. E será submetida a exames para confirmação diagnóstica.” Alves salienta que o hospital tem capacidade de atender acidentes com múltiplas vítimas.

Informações sobre acidente começam a ser confirmadas por instituições

Porta-voz dos Bombeiros MG, tenente Pedro Uehara, afirma que a instituição foi acionada às 12h por funcionários que trabalham próximo de uma ponte em Capitólio. “Esses funcionários relataram na ligação que teria acontecido uma cabeça d’água na região dos cânions e em decorrência disso teria acontecido rolamento de pedras e estruturas rochosas que teria atingido lanchas e também turistas que estavam embarcados.”

A confirmação é que três embarcações foram atingidas, número que pode aumentar. “Duas afundaram e uma, ela não afundou. Em relação à questão das vítimas, às 16h26 Uehara confirmou dois homens mortos e que ainda não era possível identificar os corpos, “devido à própria situação eles foram bastante afetados pela colisão, pelo impacto da rocha com toda aquela estrutura”.

Os corpos estavam na região da tragédia e foram levados para levados para um posto de comando provisório montado em um clube náutico da região. Todos serão levados para o IML de Passos. Não há informações sobre as demais vítimas fatais, até às 17h30. A Polícia Civil citou que as pessoas provavelmente estavam sem documento e digitais serão coletadas para identificar corpos. Perícia técnica já atua no local, que está isolado pela Marinha.

Sobre as vítimas, “23 foram atendidas e liberadas. Essas vítimas foram atendidas (inicialmente) na Santa Casa de Capitólio. Duas pessoas foram atendidas na Santa Casa de Piumhi, elas estão lá nesse momento, apresentam fraturas abertas, fraturas expostas. Três vítimas estão na Santa Casa de Passos, não há confirmação sobre o estado dessas vítimas. E quatro vítimas elas estão na Santa Casa de São João da Barra com ferimentos leves”.