Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Desabamento de pedra em cânion em Capitólio mata duas e fere 15 pessoas

Rocha gigante cai sobre lanchas com turistas em Capitólio (MG). Imagem redes sociais.

Rocha gigante cai sobre embarcações de turistas em Capitólio (MG)

Uma pedra gigante desabou de cânion em Capitólio e caiu sobre lanchas de turistas, matando ao menos duas pessoas, neste sábado (08/01). Segundo o Corpo de Bombeiros, há 15 feridos. As pessoas estavam em embarcações no local que é ponto turístico no Sul de Minas, na região do Lago de Furnas. Crianças estavam entre os que foram salvos.

É assustadora a imagem gravada em vídeo, por uma pessoa que estava em embarcação mais distante da rocha que caiu. Quando as demais embarcações percebem que a rocha vai cair, tentam acelerar. A pedra caiu sobre pelo menos duas lanchas. Na imagem aparecem cinco embarcações.  Algumas pessoas foram arremessadas na água, pela força do acidente.

Quando a pedra começa a cair as pessoas gritam e dizem “Meu Deus”. Mesmo acelerando para fugir da rocha, a única rota de saída era continuar na embarcação pois o local tem acesso apenas pela água, neste trecho. Falta de sinal de celular na região pode ter dificultado pedidos de socorro. A distância dependendo do ponto de resgate pode chegar a pelo menos 40 minutos até chegar ao hospital de Piumhi, afirma bombeiro. 

Vítimas foram levadas para a hospitais de Passos, Piumhi e São José da Barra, afirma o diretor técnico da Santa Casa de Passos, José Ronaldo Alves. Em Passos foram atendidos dois pacientes e mais sete foram levados para o Hospital Municipal de São José da Barra. Em Piumhi, o hospital não forneceu informações.

Buscas serão feitas por equipe aérea e mergulhadores

Os bombeiros já enviaram o helicóptero Arcanjo, que tem base em Varginha, para sobrevoar o local do acidente em Capitólio. Um dos motivos do uso da aeronave é o acesso ao local onde a rocha gigante caiu e também a agilidade em encontrar possíveis vítimas. Mergulhadores dos bombeiros também seguem para auxiliar nas buscas.

Chuva intensa pode ter levado à queda de rocha

Chuva sobre pedras teria provocado o deslizamento, principalmente uma possível tromba d’água. Cânions são paredões rochosos e na região, o de Capitólio atrai turistas do Brasil e exterior durante o ano. Para os bombeiros, o desprendimento de rochas pequenas de locais como esse pode ocorrer, mas, o incomum foi o tamanho da rocha e a velocidade em que desmoronou do paredão.

Investigação do acidente será feita pela Marinha

O acidente será investigado pela Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), da Marinha do Brasil. Em nota, a Marinha também informou que soube do acidente no fim da manhã deste sábado (08/01) e que equipe de salvamento se deslocou para o local.

Sair da versão mobile