Desabamento de pedra em cânion em Capitólio mata duas e fere 15 pessoas

Vitimas estavam em lanchas em ponto turístico na região do Lago de Furnas

Nayara Andery / 08 janeiro 2022

Uma pedra gigante desabou de cânion em Capitólio e caiu sobre lanchas de turistas, matando ao menos duas pessoas, neste sábado (08/01). Segundo o Corpo de Bombeiros, há 15 feridos. As pessoas estavam em embarcações no local que é ponto turístico no Sul de Minas, na região do Lago de Furnas. Crianças estavam entre os que foram salvos.

É assustadora a imagem gravada em vídeo, por uma pessoa que estava em embarcação mais distante da rocha que caiu. Quando as demais embarcações percebem que a rocha vai cair, tentam acelerar. A pedra caiu sobre pelo menos duas lanchas. Na imagem aparecem cinco embarcações.  Algumas pessoas foram arremessadas na água, pela força do acidente.

Quando a pedra começa a cair as pessoas gritam e dizem “Meu Deus”. Mesmo acelerando para fugir da rocha, a única rota de saída era continuar na embarcação pois o local tem acesso apenas pela água, neste trecho. Falta de sinal de celular na região pode ter dificultado pedidos de socorro. A distância dependendo do ponto de resgate pode chegar a pelo menos 40 minutos até chegar ao hospital de Piumhi, afirma bombeiro. 

Vítimas foram levadas para a hospitais de Passos, Piumhi e São José da Barra, afirma o diretor técnico da Santa Casa de Passos, José Ronaldo Alves. Em Passos foram atendidos dois pacientes e mais sete foram levados para o Hospital Municipal de São José da Barra. Em Piumhi, o hospital não forneceu informações.

Buscas serão feitas por equipe aérea e mergulhadores

Os bombeiros já enviaram o helicóptero Arcanjo, que tem base em Varginha, para sobrevoar o local do acidente em Capitólio. Um dos motivos do uso da aeronave é o acesso ao local onde a rocha gigante caiu e também a agilidade em encontrar possíveis vítimas. Mergulhadores dos bombeiros também seguem para auxiliar nas buscas.

Chuva intensa pode ter levado à queda de rocha

Chuva sobre pedras teria provocado o deslizamento, principalmente uma possível tromba d’água. Cânions são paredões rochosos e na região, o de Capitólio atrai turistas do Brasil e exterior durante o ano. Para os bombeiros, o desprendimento de rochas pequenas de locais como esse pode ocorrer, mas, o incomum foi o tamanho da rocha e a velocidade em que desmoronou do paredão.

Investigação do acidente será feita pela Marinha

O acidente será investigado pela Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), da Marinha do Brasil. Em nota, a Marinha também informou que soube do acidente no fim da manhã deste sábado (08/01) e que equipe de salvamento se deslocou para o local.

Mais Lidas