Pouso Alegre

VÍDEO: Famílias são retiradas de áreas alagadas do São Geraldo e levadas para abrigo

Segundo prefeitura, pelo menos cinco famílias foram levadas para abrigo. Outros desalojados foram para casas de parentes.

Magson Gomes / 07 janeiro 2022

Mais de 50 famílias do bairro São Geraldo tiveram suas casas alagadas após as fortes chuvas que caem em Pouso Alegre deste a semana passada. A prefeitura informou que 51 famílias estão sendo assistidas. Algumas foram retiradas e levadas para casas de parentes e outras, pelo menos cinco, foram encaminhadas para uma escola municipal, que servirá como abrigo até as águas baixarem.

O prefeito Rafael Simões (DEM), o vice-prefeito, Cel Dimas Fonseca (PSDB) e secretários municipais estiveram no bairro acompanhando os trabalhos de atendimento às vítimas da enchente. VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO:

“A maioria das famílias foi para casa de parentes ou amigos, e cinco famílias tiveram que ser levadas para um abrigo temporário em uma das escolas no município; uma vez que não possuem familiares na cidade, por serem naturais de outros estados. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todas as Secretarias da Prefeitura estão prestando toda assistência possível para as famílias e continua com o monitoramento periódico nas regiões mais afetadas pela chuva em todo o município”, afirmou o Executivo.

“Hoje pela manhã recebemos notícia que a parte baixa do bairro São Geraldo está inundada. Deslocamos 2 viaturas para o local no intuito de apoiar a comunidade. Estamos trabalhando junto com a defesa civil e a secretaria de defesa social para conduzir ao abrigo temporário às famílias necessitadas”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota.

A prefeitura de Pouso Alegre informou ainda que as famílias que precisarem de ajuda podem ligar imediatamente para o telefone: (35) 3449-4317.

Nível dos rios

A Defesa Civil informou que vem monitoramento e acompanhando o nível dos rios que cortam o município. Com as chuvas de ontem, os rios Sapucaí Mirim e Mandu, subiram cerca de 50 cm em relação a medição anterior. O rio Sapucaí Mirim subiu de 3,50m para 4,00m e o Mandu foi de 3,00m para 3,50m.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil, uma nova Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configura perpassando o estado de Minas Gerais, mantendo-se ativa pelos próximos dias. O tempo estará instável, com predomínio de nublado no Sul do estado. Há previsão de tempestades severas, produzindo chuva intensa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta sexta-feira (07/01), válido até este sábado (08/01), para chuvas intensas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, como Pouso Alegre. Confira o aviso completo, clicando aqui.

A sexta-feira deve ser com céu nublado durante todo o dia, tendo pancadas de chuva e trovoadas isoladas; as temperaturas ficam entre 18°C e 23°C. No sábado (08/01), os termômetros ficam entre 17°C e 20°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. A mesma previsão vale para o domingo (09/01), segundo o Inmet.

Instruções

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas