0

Museu Municipal volta a receber público aos sábados em Pouso Alegre

Atendimento ao público acontece das 10h às 16h na sede do museu, que fica no prédio da Câmara, na Av. São Francisco, Bairro Primavera

Iago Almeida
07/01/2022

Foto: Terra do Mandu

O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, de Pouso Alegre, volta a abrir aos sábados para visitação do público, a partir desta semana. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal, que informou que o atendimento ao público acontecerá das 10h às 16h. Lembrando que o Museu funciona no prédio da Câmara Municipal, na Avenida São Francisco, no Bairro Primavera.

História do Museu

Em 1965, Alexandre de Araújo realizou uma exposição de objetos antigos nas vitrines da Casa Vitale, localizada na Avenida Dr. Lisboa. Com o objetivo de comemorar o aniversário da cidade, a mostra reuniu itens emprestados de vários moradores da cidade. Na ocasião, Alexandre disse, profeticamente: “Este é o ponto de partida para a criação de um museu”.

Com trabalho e dedicação, Alexandre viu sua profecia se realizar ao longo dos anos. Em 1984, através da Resolução nº 219, foi criada a Galeria para Exposição de Fotos, Documentos e Antiguidades de Pouso Alegre. Inicialmente, funcionava no piso superior do antigo prédio da Câmara Municipal, na Rua Adalberto Ferraz, Centro.

Em 1985, passou a ser denominada Galeria Tuany Toledo, em homenagem a esse ex-prefeito que se preocupava com a preservação da história do Município. A Resolução nº 368 de 1990 mudou a denominação da Galeria para Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. Em 2009, o Museu passou a funcionar no novo prédio da Câmara, na Av. São Francisco, Bairro Primavera, onde se encontra até hoje.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.