No condomínio Portal Recanto das Hortênsias falta água nas torneiras há três dias, em Pouso Alegre. Os apartamentos no bairro Cidade Jardim têm como síndica Monique Síndica. Ela disse ao Terra do Mandu que a falta de água vai além do condomínio e atinge o bairro.
Vídeos de moradores mostram que ao abrir a torneira nenhuma gota cai nas pias e tanques de apartamentos e da cozinha de funcionários do condomínio. “Descaso total, 272 apartamentos sem água, três dias. Isso aqui é o nosso tanque”, reclama a síndica. Ela salienta que a situação ocorre desde a entrega do condomínio, há cerca de um ano e meio, mesmo quando não chove.
Uma das moradores mostrou o banheiro sem água em vídeo, nesta sexta-feira (07/01). “Desde o ano passado é assim, sem água no banheiro, na descarga, no chuveiro, não tem água em nada”. Moradores têm comprado água em galões para levar para os apartamentos para limpeza e higiene.
“Estamos passando por alguns problemas com a falta de água em nosso condomínio, porém, não é só no meu condomínio”, afirma a síndica. “No bairro inteiro estamos há 3 dias sem água. Isso quando não falta energia porque todos os dias têm queda de energia. Gostaria muito da sua ajuda em divulgar o descaso em nosso bairro que cresceu muito”, pediu a síndica ao Terra do Mandu.
A espectadora do Mandu News, Maiara Salgado, relatou problema com o abastecimento de água também no Cidade Jardim. O mesmo fato é reclamado na região do Portal do Ipiranga, bairro próximo. Eles ficam na região da BR-459.
Mais reclamações do mesmo problema foram comentadas no Facebook @terradomandu, durante o Mandu News. Confira algumas delas:
Espectadores relatam falta de água em Pouso Alegre.
Copasa afirma que vai enviar água para esses bairros neste sábado (08/01)
Segundo nota da Copasa, “caminhões-pipa serão disponibilizados a partir deste sábado (08/01) para reforçar o abastecimento de água nas regiões afetadas até que o mesmo seja normalizado”. A Copasa cita que o nível do Rio Sapucaí-Mirim aumentou intensamente com as chuvas dos últimos dias, em Pouso Alegre.
“A rede adutora que atravessa o leito do rio e abastece os bairros Belvedere, Caiçara, Cidade Jardim, Dona Nina, JK, Portal Ipiranga e Shopping, está operando com capacidade reduzida, o que vem provocando a intermitência no abastecimento destes locais desde ontem (06/01)”, informa no documento.
Técnicos da concessionária já começaram os serviços para tentar resolver os danos, acrescenta. “Estão atuando a fim de sanar os danos provocados na rede adutora e, assim, retomar a normalidade do abastecimento o mais breve possível. Equipes também estiveram na região conversando com os moradores, explicando a situação e orientando sobre o consumo consciente de água durante esse período.”
Questionamos a Copasa se há outros municípios com fornecimento e tratamento de água comprometidos após as recentes chuvas. A nota da empresa cita, “com relação às demais cidades da região, a Copasa informa que o abastecimento está sendo realizado normalmente”.