3º campeonato de futebol amador é retomado em Pouso Alegre

Fase de grupos tem 27 equipes e tinha sido paralisada em dezembro

Nayara Andery / 07 janeiro 2022

Campeonato pausado em dezembro retoma em 8 de janeiro. Imagem LEPA.

O final de semana terá bola rolando no campo do bairro São João, pela 3ª Taça Cidade de Pouso Alegre Campeonato Oficial Amador de futebol. A disputa foi pausada em dezembro. Os primeiros jogos da fase de grupos em 2021 serão Arsenal x Ban Sonoro, às 16h de sábado (08/01) e Ribeirense x União, no domingo às 10h.

São 24 equipes de Pouso Alegre e mais times de Espírito Santo Dourado (Marantins), Cachoeira de Minas (União Maranhense) e Ipuiúna (A. G. I.). A disputa é pela segunda rodada. O campeonato é da Liga Esportiva de Pouso Alegre (Lepa), que completa 75 anos em 2022.

Onde serão os jogos

Todo o torneio acontece no Campo São João, na Avenida Uberlândia, no bairro São João. O local é ao lado do Pronto Atendimento. A equipe vencedora vai ganhar troféu e R$ 2,5 mil; a vice-campeã recebe medalha e R$ 1 mil; os melhores goleiros vão receber medalhas.

A última edição do torneio foi em 2019 com 16 clubes, a primeira edição em 2017 teve 12 clubes. O torneio é regulamentado pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Fortalecer o esporte amador é um dos objetivos

“A importância desse campeonato é a motivação do esporte amador na cidade e região. Nós temos um trabalho para mostrar realmente o valor do esporte amador tanto na área esportiva quanto na social, comunitária. Ele auxilia inclusive no combate às drogas.” Esse contexto é citado pelo presidente da Lepa, Ernani Braga. A instituição é filiada na FMF e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A situação de dirigentes de instituições e times é contada por ele. “O dirigente esportivo atua com um trabalho comunitário, muitas vezes tira dinheiro do próprio bolso para ajudar as equipes. Tudo isso é por eles valorizarem o impacto social que o esporte traz para as famílias e sociedade. Isso tudo sem apoio de políticas públicas.”

Mais Lidas