
Um dos pacientes infectados com Flurona é de Machado / Foto: Asscom PMPA
A Secretaria Municipal de Saúde de Poço Fundo informou que três casos de Flurona, infecção conjunta entre gripe e covid na mesma pessoa e ao mesmo tempo, foram detectados na cidade, no Laboratório São Lucas, nesta semana. “Mais um motivo para ficarmos sempre em alerta! Todos estão com sintomas bem leves e isolados”, disse a secretaria.
O primeiro caso detectado foi de paciente de Machado, n\a segunda-feira (03/01); ele estava voltando de viagem e resolver passar em um laboratório de Poço Fundo para realizar o teste, uma vez que estava apresentando sintomas, o que foi confirmado. Outros dois casos foram detectados nesta terça-feira (04/01), um pela manhã e outro à tarde.
“Secretaria Municipal de Saúde informa que dois casos de Flurona (infecção conjunta entre gripe e covid na mesma pessoa ao mesmo tempo) foram detectados por laboratório poço-fundense nesta terça-feira (04). Outro caso, detectado na segunda, é de paciente de Machado. Redobrem os cuidados! Use máscara! Vacinem-se!”, informou a secretaria em nota divulgada nas redes sociais.
De acordo com o responsável pelo laboratório, Márcio Arley Fernandes, as detecções podem ter sido as primeiras do Sul de Minas e podem haver outros casos não descobertos, mas isso não seria motivo para pânico, mas sim para garantir o aumento dos cuidados.
“O nosso teste detecta juntos o Covid e Influenza no mesmo teste, feitos de forma nasal. Flurona vem da junção de Influenza e Coronavírus. São vírus respiratórios e normalmente as condições que eles passam são parecidas, o influenza ainda passa pelo ar, o Covid pelo contato. O aumento do vírus Influenza foi, provavelmente, ao descaso com a vacinação, porque ao contrário do Covid, o Influenza tem tratamento”, citou Márcio.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, as Secretarias de Saúde de Machado e de Poço Fundo já foram notificadas, mas precisam confirmar os resultados por meio de outros testes. Por isso, ainda não há posição oficial sobre nenhum dos dois casos.
“Os sintomas são idênticos, tem pessoas que tem sintomas mais fortes, outros mais fracos, então só realizando o teste. A medida que se testar pareado a gente vai ter mais casos como já vinha ocorrendo desde o ano passado. Não é novidade, não é motivo de desespero. A gente estava vendo um cenário que estava explícito e o outro estava oculto, agora a gente está colocando luz nos dois cenários”, completou o responsável pelo laboratório.